Cooperação internacional
Objetivo
Desenvolver as atividades da pós-graduação brasileira no contexto mundial. A Cooperação Internacional da CAPES busca apoiar os grupos de pesquisa brasileiros por meio do intercâmbio internacional, buscando a excelência da nossa pós-graduação. As ações são coordenadas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).Como funciona?
Acordos bilateraisA principal atividade da Cooperação Internacional da CAPES se dá por meio de acordos bilaterais, programas que fomentam projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros.
A CAPES financia missões de trabalho (intercâmbio de professores), bolsas de estudo (intercâmbio de alunos), além de uma quantia para o custeio das atividades do projeto.
É imprescindível que os grupos de pesquisa brasileiros estejam ligados a programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7 na última avaliação da CAPES.
Parcerias universitárias binacionais
A CAPES possui, também, programas de parcerias universitárias binacionais. Estes programas foram iniciados em 2001 e objetivam, principalmente, o aumento do intercâmbio de estudantes de graduação, além de fomentar o intercâmbio de alunos de pós-graduação e professores.
As parcerias são implementadas entre universidades brasileiras e estrangeiras, sendo fundamental a garantia do reconhecimento mútuo dos créditos aos alunos na área escolhida pelo projeto. O programa busca ainda a aproximação das estruturas curriculares dentre as instituições e cursos participantes.
Bolsistas ativos e ex-bolsistas
A fim de que sejam tomadas as providências para a implementação da bolsa/auxílio concedido, solicitamos que forneça as informações pertinentes, preenchendo integralmente formulário on line específico para esta finalidade na modalidade de bolsa recebida, acessando o seu processo nos Sistemas de Acompanhamento de Bolsas no Exterior.
Para receber os auxílios iniciais, o bolsista deve complementar a documentação exigida, conforme as normas do respectivo edital de candidatura.
Informações sobre os valores de bolsas de estudo e auxílios pagos no exterior e as respectivas Portarias podem ser consultadas em Valores das Bolsas. Para mais informações sobre a forma de acompanhamento e documentos necessários, acesse o link conforme a modalidade de bolsa recebida.
Declaração de rendimentos - bolsas no exterior
Após o término do período no exterior, os ex-bolsistas deverão prestar contas do retorno ao país e do cumprimento do período de interstício e serão acompanhados pela Divisão de Acompanhamento de Egresso - DAE.
O cumprimento adequado dos prazos e a devida prestação de contas são pré-requisitos para uma nova concessão de bolsa de estudo.
