Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Universidade Aberta

Diretor da CAPES participa de debate no Canal Futura

Publicado: Quarta, 10 Maio 2017 09:01 | Última Atualização: Quarta, 10 Maio 2017 11:38

O crescimento da modalidade de educação a distância no Brasil foi tema da última edição do programa Conexão Futura, do canal Futura, veiculada no dia 19 de maio. O diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Lenuzza, foi um dos participantes do debate, apresentando o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Durante o debate, que abordou temas como as diferenças características da modalidade a distância e presencial, Lenuzza destacou a importância e o esforço da CAPES em disponibilizar os conteúdos da UAB, entre eles o REA (Recursos Educacionais Abertos). “Hoje estamos trabalhando com o conteúdo aberto. A educação a distância ainda é algo novo, mas, em dez anos, muitos materiais foram produzidos. Então, nosso objetivo como política pública é que o material educacional fique disponível não apenas para as instituições de ensino, mas para toda a sociedade”, afirmou.

Nesse sentido, o diretor destacou o portal de conteúdos educacionais abertos, EduCapes. Lançado em setembro do ano passado, a página reúne o material didático dos cursos do sistema UAB e pode ser acessado gratuitamente por cidadãos de todas as regiões do Brasil.

O programa está disponível online aqui.

UAB
Criado em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Além de coordenar o Sistema UAB, a DED/CAPES é responsável pela gestão do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB). Atualmente, são ofertados mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profletras); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); e Biologia (ProfBio).

Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).

(CCS/CAPES)

Leia também:
Fórum de coordenadores UAB promove palestra sobre direitos autorais
Novo Portal EduCapes compila conteúdos educacionais abertos

Fim do conteúdo da página