Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Divulgação Científica

Artigo de bolsista da CAPES pode gerar melhorias na gestão hospitalar

Publicado: Quinta, 02 Março 2017 13:19 | Última Atualização: Quinta, 09 Março 2017 12:10

Com o objetivo de mapear a gestão de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologia da Informação (TI) nos hospitais, o pesquisador brasileiro Antônio José Balloni, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTIC), desenvolveu o artigo científico “An Evaluation of the Management Information System And Technology in Hospitals (GESITI/Hospitals)”.

Balloni, que foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), teve seu trabalho aceito para apresentação no congresso “The 10th International Multi-Conference on Society, Cybernetics and Informatics: IMSCI/2016/USA”, onde foi avaliado quantitativamente por seis revisores e considerado entre os 20-25% melhores do encontro. Em decorrência disso, o artigo está prestes a ser publicado pela revista científica Journal of Systemics, Cybernetics and Informatics (JSCI) – disponível no Portal de Periódicos da CAPES.

Por meio do mapeamento, o pesquisador objetivou gerar um Relatório de Pesquisa Integrado (RPI) para apoio às tomadas de decisões. “Este é o principal impacto esperado do trabalho. Com a metodologia, o RPI poderá ser utilizado para uma melhoria significativa na tomada de decisão em âmbito nacional na gestão hospitalar. Isso deve refletir em pessoas (equipes e pacientes) mais satisfeitas, em consequência da qualidade do atendimento”, explica Balloni.

De acordo com o cientista, a ferramenta prospectiva é multifocal e os resultados variam conforme a realidade de cada hospital. "Um mega hospital de São Paulo, por exemplo, apresentará resultados centrais diversos de um mega hospital de Campinas. Nesse sentido, podemos afirmar que o gestor público ou privado, com base na metodologia e nos resultados obtidos da análise local da pesquisa, poderá definir com segurança os melhores investimentos para aquela região. Os recursos financeiros devem ser alocados para que todo o sistema de saúde seja beneficiado de forma pragmática e sem redundâncias, de modo integrado e assertivo”, descreve.

Segundo Balloni, a proposta é avançar e produzir um trabalho ainda mais abrangente, com mais participantes do Brasil e do exterior, que contemple análise integrada e comparativa dos resultados obtidos. “É um enorme desafio. Estamos convidando os interessados a nos contatar para saber mais sobre o projeto e aplicarem nossa metodologia. Alguns países, como Eslováquia e Bulgária, fizeram a aplicação do método em todo o país (amostragem)”, afirma.

O pesquisador relatou que a concepção do projeto teve início em 2009. A metodologia foi finalizada em 2010, ou seja, houve a conclusão da parte principal do projeto piloto e agora avançando para a sua ampliação e conclusão final entre 2 e 3 anos. Os primeiros resultados (relatórios técnicos científicos) foram produzidos e publicados em 2011. Mais informações aqui.

Bolsista da CAPES
Balloni foi bolsista da CAPES em duas oportunidades. Recebeu apoio para um congresso na Grécia para apresentação do artigo Brazil of the Future: Strategizing with the Socio-Technical Management Approach e para o Pós-Doutorado nos Estados Unidos, no Departamento de Políticas Públicas. “O Pós-Doutorado também gerou um artigo científico que está em avaliação e, se aceito, será quebra de paradigma e poderá ser utilizado em todas as áreas da ciência, em gestão de projetos etc. As experiências como bolsista da CAPES foram extremamente enriquecedoras”, detalha o cientista.

Journal of Systemics, Cybernetics and Informatics (JSCI)
A revista científica JSCI, que vai publicar o trabalho citado no Volume 15 – Número 1 - Ano 2017, está disponível para acesso pela comunidade acadêmica brasileira por meio do Portal de Periódicos. O título é uma publicação internacional revisada por pares voltada a sistemas e tecnologias de informação e as relações entre as áreas que se colocam ao redor do tema de destaque. Para acessar, é necessário entrar na opção de pesquisa Buscar periódico.

(Com informações do Portal de Periódicos da CAPES)

Fim do conteúdo da página