Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Mestrado Profissional em Rede

Bolsista do ProFis apresenta artigo em evento internacional

Publicado: Quarta, 15 Fevereiro 2017 11:59 | Última Atualização: Quinta, 16 Fevereiro 2017 12:05

Em novembro de 2016, Arivaldo Lopes concluiu na Universidade Federal do ABC (UFABC) o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física ofertado em rede (MNPEF). “Meus estudos divulgam jogos e experimentos para o ensino-aprendizado de Física. Acredito que professores de Física e Ciências podem se beneficiar bastante com meus trabalhos, usando as atividades propostas em sala”, explica o professor.

16022017 bolsista porfis img 1
(Foto: Arquivo pessoal)

Após o término do curso, o bolsista apresentou diversos resultados de destaque, que atribui ao bom desempenho durante os estudos. ”Um resultado muito significativo após o fim do MNPEF foi a produção de vários artigos, a melhora nas minhas aulas e, por fim, recentemente, um convite para trabalhar na Secretaria de Educação de Mauá. Também fiz apresentações no Simpósio do Grande ABC, que ocorreu na Faculdade de medicina do ABC, no Simpósio Nacional de Ensino de Física, em São Carlos, e em um Simpósio feito em São Caetano do Sul. No Simpósio do ABC fiz muitas amizades e pude enviar e-mails para muita gente divulgando meu trabalho. No Simpósio Nacional de Ensino de Física apresentei três trabalhos, o que foi uma grande maratona, já que tinha trabalhos para apresentar todos os dias”, conta.

O XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física aconteceu de 23 a 27 de janeiro deste ano. “Aprendi muito neste evento. Em uma de minhas apresentações, na qual mostrei um dominó que uso em aula, os professores que assistiam a minha palestra fizeram muitas contribuições em meu trabalho. As alterações que eles sugeriram durante o período destinado a perguntas e sugestões me ajudarão a melhorar ainda mais o dominó.”

O professor também fez uma exposição na XV Reunión de La Sociedad Uruguaya de Física, que aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro de 2016, em La Paloma, no Uruguai. “A experiência em La Paloma foi muito peculiar. Fui recebido como atração internacional. De estrangeiros, só havia eu e um mexicano, algo que não esperava.”

16022017 bolsista porfis img 2
(Foto: Arquivo pessoal)

Arivaldo afirma que as propostas dos mestrados profissionais em rede nacional são uma solução para os profissionais que não têm tempo para fazer um mestrado no formato tradicional. “Foi o meu caso. Eu cursei esta modalidade por sua flexibilidade. O curso tinha aulas nas quartas à noite e aos sábado, o dia inteiro. Além disso, os orientadores tinham ciência das nossas atividades em sala de aula. A experiência foi fantástica e trouxe muitos elementos novos à minha prática docente. Sem dúvida sou outro profissional depois do mestrado.”

Mestrados Profissionais
A Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED/CAPES) é responsável pela gestão dos mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); e História (ProfHistória). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP) e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua).

(Natália Morato)

Fim do conteúdo da página