Bolsas e auxílios no exterior

Publicado: Segunda, 06 Mai 2019 14:19 , Última Atualização: Quarta, 29 Mai 2019 12:31

O que é?

A Diretoria de Relações Internacionais - DRI - atua na formação de recursos humanos de alto nível com a inserção de brasileiros no meio acadêmico, científico e tecnológico internacional. Auxilia na promoção e internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, buscando atender às necessidades de formação de pessoal em áreas de fronteira da ciência, abordagens não consolidadas no Brasil, e em áreas estratégicas para os planos governamentais de desenvolvimento nacional.

Atualmente a Diretoria atua com o fomento a projetos institucionais e de pesquisa, bem como a concessão de bolsas e auxílios, dentre as seguintes modalidades para estudo no exterior:

a) Cátedra;
b) Professor Visitante:
1. Professor Visitante Sênior;
2. Professor Visitante Júnior;
c) Pós-doutorado;
d) Doutorado Pleno;
e) Doutorado Sanduíche;
f) Assistente de Ensino;
g) Desenvolvimento Tecnológico;
1. Desenvolvimento Tecnológico I;
2. Desenvolvimento Tecnológico II
3. Desenvolvimento Tecnológico III
4. Desenvolvimento Tecnológico IV;
h) Auxílio para participação em eventos.

Valores da Bolsas

Os valores das bolsas são definidos pela Portaria nº 125/2018, disponível na página da Capes através do link: https://www.capes.gov.br/bolsas/valores-de-bolsas 

Quem pode utilizar esse serviço?

Os requisitos para participação nos processos seletivos variam de acordo com a modalidade e com as especificidades dos editais. É importante manter-se informado a respeito das seleções nas quais tenha interesse por meio do site da Capes.

Etapas de realização desse serviço

As etapas de seleção podem variar, contudo, geralmente consistem em: inscrição, avaliação de propostas, publicação dos resultados preliminares, recurso do resultado preliminar, avaliação de recursos e divulgação do resultado final.
Os prazos estão disponíveis nas páginas dos programas.

Outras Informações

Link para Bolsas e Auxílios Internacionais: http://www.capes.gov.br/bolsas-e-auxilios-internacionais?view=default

Regulamento de Bolsas no Exterior: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8585-publicado-novo-regulamento-para-bolsas-no-exterior

Compartilhe o que você leu