Avaliação

Publicado: Segunda, 06 Mai 2019 14:17 , Última Atualização: Segunda, 06 Mai 2019 14:48

Obter autorização para a abertura de novos cursos de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorados) no Brasil/ acesso ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)

O que é?

Instituições de ensino superior brasileiras, antes de abrir um curso novo, devem submeter a proposta de curso à CAPES para que seja avaliada.

Quem pode utilizar esse serviço?

Instituições públicas e privadas de pesquisa e ensino superior.

Etapas para realização desse serviço:

  1. A instituição de ensino superior brasileira (IES) preenche o aplicativo de cursos novos (APCN) aberto anualmente, em período previsto pelo calendário de atividades da Diretoria de Avaliação da CAPES. Após avaliação, os cursos são aprovados ou reprovados, conforme critérios estabelecidos pelas áreas de avaliação.
  2. Informações sobre os critérios para criação de cursos novos e calendário podem ser obtidas aqui: www.capes.gov.br/avaliacao/entrada-no-snpg-propostas

Outras informações:

Quanto tempo leva?

Não estimado, a depender do processo.

Permanência no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)

O que é?

Após ter seu curso aprovado, todos os programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento passam por avaliação periódica da CAPES. Nos casos de programas compostos apenas por mestrado, eles devem obter nota a partir de 3 para continuarem em funcionamento. Caso tenham os níveis de mestrado e doutorado, os programas devem obter nota a partir de 4, ou são desativados.

Quem pode utilizar esse serviço?

Instituições públicas e privadas de pesquisa e ensino superior.

Etapas para realização desse serviço:

  1. Todos os programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento passam por avaliação periódica da CAPES, a cada quatro anos (Avaliação Quadrienal).
  2. Caso o programa seja composto apenas por mestrado, ele poderá continuar em funcionamento se obtiver nota a partir de 3.
  3. Caso tenha os níveis de mestrado e doutorado ou apenas o de doutorado, a nota mínima obtida na Avaliação deverá ser 4 ou os cursos não poderão abrir novas turmas, tendo que cumprir apenas o compromisso de concluir a formação dos alunos já matriculados.

Desativação de Programas
Caso algum programa seja avaliado com nota inferior à mínima para o funcionamento, ele deve ser desativado.

Os programas e os cursos em desativação deverão suspender o edital de seleção e a matrícula de novos discentes após divulgação do resultado definitivo da avaliação periódica da CAPES.

Terão os diplomas reconhecidos com validade nacional para os discentes já matriculados, desde que estejam previamente cadastrados nos sistemas da CAPES, e os programas deverão fornecer à CAPES as informações dos discentes que tenham sido titulados, visando a resguardar o direito adquirido pelos referidos discentes.

Outras informações

Quanto tempo leva?

A Avaliação Periódica dos Programas ocorre a cada quatro anos.

Disponibilização da lista de cursos aprovados pela CAPES após avaliação dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu (mestrados e doutorados)

O que é?

A CAPES disponibiliza uma lista de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) aprovados após avaliação. Apenas os cursos que constam nessa lista estão autorizados a emitir certificados com validade nacional.

Após aprovados na avaliação inicial, os programas são avaliados periodicamente (de quatro em quatro anos). Aqueles que obtiverem notas superiores a 5 são considerados de elevado padrão de excelência. Programas de nota 7 são aqueles com desempenho claramente destacado dos demais, inclusive dos de nota 6. Os programas que oferecem apenas cursos de mestrado podem obter, no máximo, nota 5.

Os cursos ainda passam por uma avaliação de acompanhamento a cada quatro anos (Avaliação Quadrienal) e a lista é atualizada com as últimas notas obtidas pelos programas.

Quem pode utilizar esse serviço?

Cidadãos em geral.

Etapas para realização desse serviço:

  1. Acesse a página da CAPES.
  2. A lista com todos os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) reconhecidos consta no menu Avaliação/Cursos Recomendados/Reconhecidos.
  3. A sua pesquisa poderá ser realizada por área de avaliação, por nota ou por região/instituição.
  4. Acesse a página www.capes.gov.br/cursos-recomendados
  5. A lista de cursos está permanentemente disponível.

Outras informações

Quanto tempo leva?

A lista de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) aprovados após avaliação está permanentemente disponível.

Acesso a lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de Pós-Graduação para a divulgação de sua produção (Qualis)

O que é?

A CAPES realiza uma classificação de periódicos para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação. Cidadãos podem ter acesso às classificações bem como aos critérios de classificação de periódicos.

Quem pode utilizar esse serviço?

Cidadãos em geral.

Etapas para realização desse serviço:

  1. A classificação de periódicos é baseado nas informações fornecidas por meio do módulo Coleta de Dados da Plataforma Sucupira.
  2. Após a classificação, a CAPES disponibiliza uma lista com a categorização dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.
  3. O sistema que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas, bem como a divulgação dos critérios utilizados para a classificação de periódicos está disponível permanentemente e pode ser acessado aqui: http://qualis.capes.gov.br/

Outras informações

Quanto tempo leva?

A lista com a categorização dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção está permanentemente disponível.

Compartilhe o que você leu