Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bolsas/Estudantes > Programas especiais > Programas estratégicos encerrados
Início do conteúdo da página

Programas estratégicos encerrados

Publicado: Quarta, 24 Mai 2017 15:18 | Última Atualização: Sexta, 23 Junho 2017 15:02

Programas estratégicos encerrados

Agronegócios

Financiar a implantação dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócios e Ciências da Saúde estabelecidos no consórcio UFMS/UFG/UnB através da concessão de recursos de capital para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

BioMicro

Fomentar o desenvolvimento de áreas específicas do Sistema de Pós-Graduação Nacional, atendendo a solicitação dos participantes do Seminário Nacional Pós-Graduação: Enfrentando Novos Desafios, promovido pela CAPES.

Capes/SPM

Estimular no País a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados, que incorporem as dimensões de gênero e o acúmulo dos estudos feministas no enfrentamento à violência contra as mulheres em todas as áreas do conhecimento relacionadas.

Cepema

Apoiar a implantação do Cepema, projeto criado pela USP, com sede na cidade de Cubatão-SP, para a difusão do conhecimento científico aplicado à proteção ambiental, ao gerenciamento de riscos ambientais associados à atividade industrial e à diminuição da poluição.

Nanotecnologia

Induzir ação específica para acelerar as áreas de Nanotecnologia e Nanociência no país, implementando assim o Programa Nacional de Nanotecnologia bem como o Centro Nacional de Referência em Nanotecnologia.

Paped

Apoiar projetos que visem o desenvolvimento da educação presencial e/ou a distância, incentivando a pesquisa e a construção de novos conhecimentos que proporcionem a melhoria da qualidade, eqüidade e eficiência dos sistemas públicos de ensino, pela incorporação didática das novas tecnologias de informação e comunicação.

Pró-Amazônia Azul

O Pró-Amazônia Azul tem por objetivo estimular a formação de doutores em Ciências do Mar, oriundos de regiões onde exista carência de pessoal em pesquisa e formação de recursos humanos nas áreas específicas demandadas, com expectativa de retorno para exercício profissional na sua região de origem.

Proeja Capes/Setec

Estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados em educação profissional integrada à educação de jovens e adultos, contribuindo, assim, para desenvolver e consolidar o pensamento brasileiro na área.

San Tiago Dantas

Objetiva estimular o desenvolvimento do ensino de pós-graduação em relações internacionais em instituições públicas, formando assim recursos humanos de alto nível, fortalecendo e ampliando programas de pós-graduação existentes e criando novos.

Jovens Talentos para a Ciência

Objetiva preparar os estudantes para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes, Programa Ciência sem Fronteiras ou Programas de Iniciação Científica (Pibiq/CNPq), ou outros de iniciativa da instituição.

Pró-Administração

Estimular no País a realização de projetos conjuntos de pesquisa e apoio à capacitação docente utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes IES e/ou demais instituições enquadráveis nos termos deste Edital.

Pró-Comex

Estímulo, no país, para a realização de projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior, de modo a possibilitar a produção e a formação de recursos humanos pós-graduados em comércio exterior.

Pró-Cultura

Promover, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, a articulação e o diálogo entre pesquisadores e grupos de pesquisas que atuam no campo de estudos da cultura em instituições nacionais de ensino superior; fomentar novos estudos na pesquisa sobre aspectos contemporâneos e interdisciplinares relacionados ao campo cultural.

Pró-Engenharias

O Pró-Engenharias visa implantar redes de cooperação acadêmica no país na área das Engenharias, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados no tema.

RH-TV Digital

Tem como objetivo implantar redes de cooperação acadêmica no país na área de TV Digital, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados no tema.

Pró-Multiplicar

O prêmio tem como objetivo fomentar o compromisso das instituições participantes dos programas em ações de divulgação e treinamento do serviço no âmbito de suas respectivas atuações, bem como premiar as práticas mais bem-sucedidas com estas finalidades.

CNJ Acadêmico

Apoiar propostas que visem promover e fomentar a realização e a divulgação de pesquisas científicas em áreas de interesse prioritário para o Poder Judiciário nas universidades brasileiras. O objetivo é estimular a criação de linhas de pesquisas e redes de discussão nessas áreas.

Pós-Doc SUS

Fomentar as atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de projetos apresentados por pesquisadores, que visem investigar temas prioritários para o Sistema Único de Saúde, apoiar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e grupos de pesquisa em saúde no País.

Procad-NF

O objetivo é apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, que estimulem a formação pós-graduada, a mobilidade docente e discente e a fixação de pesquisadores doutores nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Proesp

Capacita e qualifica professores para o atendimento às diferenças dos alunos matriculados nas classes comuns da educação infantil, do ensino fundamental, da educação de jovens e adultos, da educação profissional, do ensino médio e da educação superior.

PNADB

O PNADB tem por objetivo maior apoiar projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior, possibilitando a pesquisa interdisciplinar voltada para a caracterização de espécies botânicas.

Fim do conteúdo da página