Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bolsas/Estudantes > Programas especiais > Bolsas no Exterior em Áreas Estratégicas
Início do conteúdo da página

Bolsas no Exterior em Áreas Estratégicas

Publicado: Segunda, 28 Fevereiro 2011 16:29 | Última Atualização: Quarta, 08 Outubro 2014 16:32
"ATENÇÃO: "Inscrição restrita aqueles que tiverem suas candidaturas aprovadas previamente no âmbito dos editais lançados pela Coordenador-Geral de Programas Estratégicos da Capes."

 

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no uso de suas atribuições, torna público o regulamento para seleção e concessão de bolsas de diferentes modalidades no Exterior com vistas a atender áreas do conhecimento de natureza estratégica para o país em vinculação com os programas especiais da Capes.

A Capes concede bolsas aos participantes dos projetos de pesquisa integrantes do Programa Nacional de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Áreas Estratégicas (PRONAP) e aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), com vistas à inserção internacional de estudantes e pesquisadores, ao estabelecimento de intercâmbio científico e a abertura de novas linhas de pesquisa, para o desenvolvimento no País.

Tais bolsas destinam-se a pesquisadores participantes dos projetos de pesquisa aprovados, exclusivamente, nos editais lançados pela Coordenação-Geral de Programas Estratégicos - (CGPE) da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) para realização de atividades no Exterior, devendo ser solicitadas de acordo com o planejado nos projetos e, somente, nas modalidades previstas no edital específico a que se vincula o projeto.

A duração das bolsas para realização das atividades no Exterior varia de acordo com a modalidade concedida e o cronograma de execução proposto na candidatura dentro da vigência do projeto. A natureza das atividades que compreendem a estada no Exterior apresenta a perspectiva de colaboração entre pesquisadores, não cabendo encargos recíprocos para desenvolvimento que impliquem, por exemplo, o pagamento de taxas escolares.

Durante o período de análise da candidatura na Capes, recomenda-se antecipar providências de utilidade futura, tais como, a realização do teste de proficiência de idioma estrangeiro, quando couber, e a obtenção de informações sobre o visto de entrada no país de destino, prevenindo atrasos no início do estágio. Reprogramações do período do estágio originalmente proposto deverão ser formalizados junto a CGPE-DPB, obedecendo os prazos-limite estabelecidos no projeto.

Apos a emissão da Carta de Concessão pela DRI, os candidatos deverão encaminhar, por meio do processo eletrônico, os seguintes documentos para implementação da bolsa: confirmação da obtenção do visto para o país de destino, dados bancários no Brasil, resultado do Teste de Proficiência no idioma do país de destino, de acordo com as normas da DRI para a modalidade de bolsa pretendida, e Termo de Compromisso, devidamente assinado.

Desde Maio de 2010, a CAPES concede Auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas pelo bolsista, considerando o valor para o trecho descrito na carta de concessão e nos documentos pertinentes à candidatura. Os procedimentos relativos à reserva e compra dos bilhetes aéreos são de responsabilidade dos próprios candidatos.

A saída para o estágio deve ocorrer na primeira quinzena do mês de início da vigência da bolsa, e a implementação desta fica condicionada ao envio da documentação complementar supracitada com antecedência de quinze dias à data de embarque.

Para fazer sua inscrição e acompanhar o andamento de sua solicitação clique, respectivamente, nos links Inscrições on-line e Situação do processo. Caso seja necessário o envio de documentos, após a efetivação da inscrição on-line, utilize os recursos disponíveis ao clicar no item Envio de Documentos Avulsos.

 

Início do estágioEntrada do pedidoResultado até
janeiro-fevereiro 03/julho a 01/setembro 30 de novembro
março-abril 03/setembro a 01/novembro 31 de janeiro
maio-junho 03/novembro a 01/janeiro 31 de março
julho-agosto 03/janeiro a 01/março 31 de maio
setembro-outubro 03/março a 01/maio 31 de julho
novembro-dezembro 03/maio a 01/julho 30 de setembro

 
Documentos relacionados
Publicação na WEBNome do documentoFormatos disponíveis
11/02/2011 Portaria nº 19, de 8 de fevereiro de 2011 - Regulamento DRI/DPB para Bolsas de Estudos no Exterior para o Programa Nacional em Áreas Estratégicas
DOC
216kb
PDF
222kb
SXW
44kb
24/08/2010 Termo de Aprovação Programas Estratégicos DOC
32kb
PDF
16kb
SXW
17kb
Fim do conteúdo da página