Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bolsas/Estudantes > Programas especiais
Início do conteúdo da página

Programas especiais

Publicado: Sexta, 05 Setembro 2008 11:34 | Última atualização: Segunda, 02 Junho 2014 19:30 | Acessos: 384731

Tendo em vista as diversas realidades e condições de nosso país, a CAPES financia projetos especiais de estudos no Brasil, para que a missão de estimular a formação de recursos humanos de alto nível seja justa e bem-sucedida.

Estes são os programas especiais que a CAPES mantém:

Toxinologia / Capes

Estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no país utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior - IES, institutos de pesquisa, empresas e/ou demais instituições associadas enquadráveis nos termos deste edital, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, contemplando a formação de recursos humanos pós-graduados e, de forma complementar, em nível de graduação.

Prêmio Systems Link - Pró-Multiplicar

O prêmio tem como objetivo fomentar o compromisso das instituições participantes dos programas em ações de divulgação e treinamento do serviço no âmbito de suas respectivas atuações, bem como premiar as práticas mais bem-sucedidas com estas finalidades.

Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP
O edital tem por objetivo selecionar e acolher adesões à oferta de cursos na área da Administração Pública, referentes ao PNAP, no âmbito do Sistema UAB: bacharelado em Administração Pública, especialização em Gestão Pública, especialização em Gestão Pública Municipal e especialização Gestão em Saúde.

Programa de Bolsa Especial para Doutorado em Pesquisa Médica
Fomentar o desenvolvimento para a formação em pesquisa médica, com a finalidade de estimular a produção acadêmica e a formação de pesquisadores, em nível de doutorado, por meio de financiamento específico, consolidando e ampliando o pensamento crítico estratégico para o desenvolvimento científico do País.

Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Engenharias
O Pró-Engenharias visa implantar redes de cooperação acadêmica no país na área das Engenharias, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados no tema.

Programa Pró-Equipamentos
Normatiza a apresentação de propostas com o perfil aqui descrito e que visem o suprimento da necessidade de equipamentos destinados à melhoria da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica nos programas de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES.

Programa de Formação de Recursos Humanos em TV Digital
Implantar redes de cooperação acadêmica no país na área de TV Digital, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados no tema.

Programa de Apoio à Mobilidade Discente em Pós-Graduação em Ciências do Mar - Pró-Amazônia Azul
O Pró-Amazônia Azul tem por objetivo estimular a formação de doutores em Ciências do Mar, oriundos de regiões onde exista carência de pessoal em pesquisa e formação de recursos humanos nas áreas específicas demandadas, com expectativa de retorno para exercício profissional na sua região de origem.

Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa)
Estabelece redes de cooperação acadêmica no país na área de Defesa Nacional.

Programa San Tiago Dantas de Apoio ao Ensino de Relações Internacionais
Desenvolve o ensino de pós-graduação em relações internacionais em instituições públicas.

Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD)
Incentiva projetos conjuntos de pesquisa de média duração e o intercâmbio científico no país.

Doutorados em Bioinformática e Microeletrônica (BioMicro)
Auxilia o desenvolvimento destas duas áreas específicas, atendendo a solicitação dos participantes do Seminário Nacional Pós-Graduação: Enfrentando Novos Desafios.

Programa de Apoio à Pesquisa em Educação à Distância (PAPED)
Apóia projetos que visem o desenvolvimento da educação presencial e/ou à distância.

Programa de Apoio a Educação Especial (PROESP)
Capacita e qualifica professores para o atendimento às diferenças dos alunos matriculados nas classes comuns da educação infantil, do ensino fundamental, da educação de jovens e adultos, da educação profissional, do ensino médio e da educação superior.

Programa Nacional de Nanotecnologia
Desenvolve ação específica para acelerar as áreas de Nanotecnologia e Nanociência no país.

Programa de Nanobiotecnologia
Cooperação acadêmica e acadêmica- empresarial no país para Formação de Recursos Humanos (RH) com ênfase no estudo das implicações de produtos, processos e serviços nanotecnológicos em saúde, meio ambiente, agronegócio e alimentos.

Projeto de Criação do Centro de Ensino e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA/USP)
Apóia a implantação do Cepema, projeto criado pela USP, com sede na cidade de Cubatão-SP.

Projeto Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Agronegócios
Financia a implantação dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócios e Ciências da Saúde estabelecidos no consórcio UFMS/UFG/UnB.

Programa Nacional de Incentivo à Pesquisa em Parasitologia Básica
O programa tem como objetivo estimular e apoiar a realização de pesquisa no país utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior (IES), institutos de pesquisa ou outras instituições enquadráveis nos termos do edital, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica contemplando a formação de recursos humanos pós-graduados, na área de Parasitologia Básica.

Pró-Estratégia
O Pró-Estratégia tem como objetivo estimular no país a realização de projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes IES, ICT e demais instituições enquadráveis nos termos do edital. Assim, o Pró-Estratégia visa estimular a produção de ciência, tecnologia e inovação, bem como a formação de recursos humanos pós-graduados, em áreas relativas à defesa, ao desenvolvimento e a outros temas estratégicos de interesse nacional.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página