Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bolsas/Estudantes > Programas especiais
Início do conteúdo da página

Programas especiais

Publicado: Sexta, 05 Setembro 2008 08:34 | Última Atualização: Segunda, 05 Dezembro 2016 12:31

Acordo Capes/Cofen

Concede recursos de custeio aos Mestrados Profissionais da Área de Enfermagem, com conceito da CAPES igual ou superior a 3, vinculados a instituições de ensino superior – IES públicas ou privadas, visando formar recursos humanos de enfermagem e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas, com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Agronegócios

Financiar a implantação dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócios e Ciências da Saúde estabelecidos no consórcio UFMS/UFG/UnB através da concessão de recursos de capital para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

Biologia Computacional

Estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa entre pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior - IES, institutos de pesquisa, contemplando a formação de recursos humanos (RH) em nível de pós-graduação stricto sensu acadêmico e, de forma complementar, em nível de graduação.

BioMicro

Fomentar o desenvolvimento de áreas específicas do Sistema de Pós-Graduação Nacional, atendendo a solicitação dos participantes do Seminário Nacional Pós-Graduação: Enfrentando Novos Desafios, promovido pela CAPES.

Bolsas no Exterior em Áreas Estratégicas

Concessão de bolsas aos participantes dos projetos de pesquisa integrantes do Programa Nacional de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Áreas Estratégicas (Pronap) e aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), com vistas à inserção internacional de estudantes e pesquisadores.

Capes – Editoração

Apoiar e incentivar a editoração e a publicação de periódicos científicos brasileiros em todas as áreas de conhecimento, sendo considerado prioritário o apoio às revistas divulgadas por meio eletrônico, na Internet, em modo de acesso aberto, ou de forma impressa/eletrônica simultaneamente.

Capes/Eletrobras Eletronuclear

Estimular e apoiar a realização de projetos de pesquisa no País concedendo cotas de bolsas a instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos, com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos voltados para o setor nuclear.

Capes/CNPEM

Estimular e apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica nas áreas de energia e materiais, dentre elas, Biotecnologia, Bioenergia, Biomassa Bioetanol, Química Verde, Nanotecnologia e Luz Síncrotron, visando à formação e à capacitação de recursos humanos altamente qualificados.

Capes/Inmetro

Ampliar a RELAI por meio da seleção de novos laboratórios associados que apresentem potencial para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), em cooperação com os setores industrial/empresarial ou de serviços, demandantes de soluções tecnológicas inovadoras.

Capes/SPM

Estimular no País a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados, que incorporem as dimensões de gênero e o acúmulo dos estudos feministas no enfrentamento à violência contra as mulheres em todas as áreas do conhecimento relacionadas.

Capes/Embrapa

Estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no País utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior e unidades de pesquisa da Embrapa, visando a formação de recursos humanos pós-graduados.

Cepema

Apoiar a implantação do Cepema, projeto criado pela USP, com sede na cidade de Cubatão-SP, para a difusão do conhecimento científico aplicado à proteção ambiental, ao gerenciamento de riscos ambientais associados à atividade industrial e à diminuição da poluição.


Chamada Capes-Fapemig-Fapes-CNPq-ANA (Apoio a Redes de Pesquisa para Recuperação da Bacia do Rio Doce)

Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando à formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu e a geração de conhecimento, tecnologias e processos tendo como objetivo a Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e ecossistemas associados.

Ciências do Mar

Objetiva estimular a formação de doutores em Ciências do Mar, oriundos de regiões onde exista carência de pessoal em pesquisa e formação de recursos humanos nas áreas específicas demandadas, com expectativa de retorno para exercício profissional na sua região de origem.

CNJ Acadêmico

Apoiar propostas que visem promover e fomentar a realização e a divulgação de pesquisas científicas em áreas de interesse prioritário para o Poder Judiciário nas universidades brasileiras. O objetivo é estimular a criação de linhas de pesquisas e redes de discussão nessas áreas.

Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil (PGPSE)

Estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa com vistas a possibilitar o desenvolvimento de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos pós-graduados na área de Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil, contribuindo, assim, para desenvolver e consolidar o pensamento brasileiro contemporâneo na área.

IODP

O International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas, hoje apoiado por 26 países, e que visa investigar a história e a estrutura da Terra a partir do registro de sedimentos e rochas.

Jovens Talentos para a Ciência

Objetiva preparar os estudantes para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes, Programa Ciência sem Fronteiras ou Programas de Iniciação Científica (Pibiq/CNPq), ou outros de iniciativa da instituição.

MEC/MDIC/MCT

Incentivar a pesquisa, o desenvolvimento de processos e produtos inovadores no País por meio da concessão de incentivos fiscais a projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica, visando dinamizar a obtenção de direitos de propriedade industrial e intelectual pelas ICTs e pelas empresas nacionais.

Memórias Brasileiras – Biografias

A chamada pública tem como objetivo promover e fomentar a realização de pesquisas científicas que resultem em biografias (individuais ou coletivas) e/ou trajetórias de vida de pessoas ou grupos significativos para a compreensão da história do Brasil republicano.

Memórias Brasileiras - Conflitos Sociais

Objetiva promover e fomentar a realização de pesquisas científicas que enfoquem processos e episódios que, ao longo da história brasileira do período republicano, tenham sido expressão da conflitividade social e significativos para o entendimento da construção do Estado e da sociedade brasileira.

Nanobiotecnologia

Estimular e apoiar no País a realização de projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes IES, institutos de pesquisa, empresas e/ou demais instituições enquadráveis nos termos deste Edital.

Nanotecnologia

Induzir ação específica para acelerar as áreas de Nanotecnologia e Nanociência no país, implementando assim o Programa Nacional de Nanotecnologia bem como o Centro Nacional de Referência em Nanotecnologia.

Paped

Apoiar projetos que visem o desenvolvimento da educação presencial e/ou a distância, incentivando a pesquisa e a construção de novos conhecimentos que proporcionem a melhoria da qualidade, eqüidade e eficiência dos sistemas públicos de ensino, pela incorporação didática das novas tecnologias de informação e comunicação.

Parasitologia Básica

Estimular e apoiar a realização de pesquisa no país utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica contemplando a formação de recursos humanos pós-graduados, na área de Parasitologia Básica.

PBE-DPM

Fomentar o desenvolvimento para a formação em pesquisa médica, com a finalidade de estimular a produção acadêmica e a formação de pesquisadores, em nível de doutorado, por meio de financiamento específico, consolidando e ampliando o pensamento crítico estratégico para o desenvolvimento científico do país.

PNADB

O PNADB tem por objetivo maior apoiar projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior, possibilitando a pesquisa interdisciplinar voltada para a caracterização de espécies botânicas.

Pós-Doc SUS

Fomentar as atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de projetos apresentados por pesquisadores, que visem investigar temas prioritários para o Sistema Único de Saúde, apoiar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e grupos de pesquisa em saúde no País.

Pós-doutorado Capes/ITA

Estimular e apoiar a realização de projetos de pesquisa concedendo cotas de bolsas de pós-doutorado e recursos financeiros de custeio a pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação do ITA, com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos, voltados para o setor da Aeronáutica, Espaço e Defesa.

Prevenção e Combate ao vírus Zika

Concessão de recursos em estudos e pesquisas científicas para o diagnóstico do vírus Zika, o controle do mosquito Aedes aegypti, o desenvolvimento da vacina contra o vírus e entendimento sobre o comportamento da doença e suas correlações, no âmbito do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes Aegypti e à Microcefalia.

Pró-Administração

Estimular no País a realização de projetos conjuntos de pesquisa e apoio à capacitação docente utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes IES e/ou demais instituições enquadráveis nos termos deste Edital.

Pró-Alertas

Estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no país para a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu acadêmico, por meio do desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica interdisciplinares na área de Desastres Naturais.

Pró-Amazônia Azul

O Pró-Amazônia Azul tem por objetivo estimular a formação de doutores em Ciências do Mar, oriundos de regiões onde exista carência de pessoal em pesquisa e formação de recursos humanos nas áreas específicas demandadas, com expectativa de retorno para exercício profissional na sua região de origem.

Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade

Objetiva estimular no país a realização de projetos de pesquisa e apoio nessas temáticas, utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes IES ou demais instituições enquadráveis nos termos do. Serão incentivados projetos que contemplem a participação de empresas sediadas na Região Norte.

Procad

Promover a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Intensificar, também, o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior.

Procad-NF

O objetivo é apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, que estimulem a formação pós-graduada, a mobilidade docente e discente e a fixação de pesquisadores doutores nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Pró-Comex

Estímulo, no país, para a realização de projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior, de modo a possibilitar a produção e a formação de recursos humanos pós-graduados em comércio exterior.

Pró-Cultura

Promover, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, a articulação e o diálogo entre pesquisadores e grupos de pesquisas que atuam no campo de estudos da cultura em instituições nacionais de ensino superior; fomentar novos estudos na pesquisa sobre aspectos contemporâneos e interdisciplinares relacionados ao campo cultural.

Pró-Defesa

Implantar redes de cooperação acadêmica no país na área de Defesa Nacional, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados no tema.

Proeja Capes/Setec

Estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados em educação profissional integrada à educação de jovens e adultos, contribuindo, assim, para desenvolver e consolidar o pensamento brasileiro na área.

Pró-Engenharias

O Pró-Engenharias visa implantar redes de cooperação acadêmica no país na área das Engenharias, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados no tema.

Pró-Ensino na Saúde

Possibilita a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de mestres, doutores e estágio pós-doutoral na área do ensino na saúde contribuindo, assim, para desenvolver e consolidar esta área de formação, considerada estratégica para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pró-Equipamentos

Normatiza a apresentação de propostas com o perfil aqui descrito e que visem o suprimento da necessidade de equipamentos destinados à melhoria da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica nos programas de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES.

Proesp

Capacita e qualifica professores para o atendimento às diferenças dos alunos matriculados nas classes comuns da educação infantil, do ensino fundamental, da educação de jovens e adultos, da educação profissional, do ensino médio e da educação superior.

Pró-Estratégia

Visa estimular a produção de ciência, tecnologia e inovação, bem como a formação de recursos humanos pós-graduados, em áreas relativas à defesa, ao desenvolvimento e a outros temas estratégicos de interesse nacional, utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis nas instituições de ensino superior.

Pró-Forenses

Tem o objetivo de estimular a produção de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos pós-graduados aplicados em Ciências Forenses, contribuindo, assim, para desenvolver e consolidar o pensamento brasileiro na área, utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis nas IES.

Programa Capes/ANA - Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos

Objetiva apoiar a pesquisa científica e tecnológica em mudanças climáticas e de usos da terra e seus impactos sobre os recursos hídricos por meio da seleção de projetos conjuntos de pesquisa na área.

Programa Capes/PGTPA

Visa fomentar a cooperação entre instituições civis para implementação de projetos voltados ao ensino, à pós-graduação e ao desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados na área de Tecnologia Assistiva no Brasil.

Programa de Bolsas de Pós-doutorado Capes/ITV

Tem como objetivo estimular e apoiar a realização de projetos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação e pesquisa do ITV visando apoiar a formação de recursos humanos voltados para o Desenvolvimento de pesquisas avançadas em Mineração e Desenvolvimento Sustentável.

Programa de Desenvolvimento de Modelagem do Sistema Terrestre

Fomentar projetos e formação de redes que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico do País, com foco especial no desenvolvimento de modelagem global e regional do Sistema Terrestre, permitindo ao país autonomia na geração de cenários futuros de mudanças climáticas, de usos da terra e urbanização.

Pró-Integração

Objetiva estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa entre pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior - IES, institutos de pesquisa e demais instituições enquadráveis nos termos deste Edital, visando a formação de recursos humanos (RH) em nível de pós-graduação stricto sensu acadêmico.

Pró-Multiplicar

O prêmio tem como objetivo fomentar o compromisso das instituições participantes dos programas em ações de divulgação e treinamento do serviço no âmbito de suas respectivas atuações, bem como premiar as práticas mais bem-sucedidas com estas finalidades.

PVS Capes/ITA

Visa propiciar a professores/pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica a realização de estudos ou pesquisas de alto nível, para o aprimoramento e consolidação do desempenho científico-acadêmico do ITA para os setores aeronáutico, espacial, defesa e outros de cunho estratégico.

RH-TV Digital

Tem como objetivo implantar redes de cooperação acadêmica no país na área de TV Digital, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados no tema.

San Tiago Dantas

Objetiva estimular o desenvolvimento do ensino de pós-graduação em relações internacionais em instituições públicas, formando assim recursos humanos de alto nível, fortalecendo e ampliando programas de pós-graduação existentes e criando novos.

Toxinologia

Estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no país, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, contemplando a formação de recursos humanos pós-graduados na área de Toxinologia e afins.

 

Fim do conteúdo da página