Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programas Estratégicos

Publicado: Sexta, 16 Outubro 2009 15:10 | Última atualização: Quarta, 19 Agosto 2015 15:36

Diretoria de Programas e Bolsas no País e

Diretoria de Relações Internacionais

As bolsas ofertadas no âmbito dos Programas Estratégicos são destinadas a projetos com vistas a atender às áreas do conhecimento de natureza essencial e prioritária para o país em vinculação com seus programas estratégicos. A Capes concede bolsas a projetos de pesquisa aprovados conforme os editais da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB). Após a aprovação do projeto pela DPB, poderão ser indicados candidatos a bolsas no exterior, as quais serão concedidas e gerenciadas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Tipo de programa

Bolsa individual

Objetivo

Conceder bolsas de estágio no exterior relacionadas às áreas do conhecimento de natureza estratégicas para o país, com vistas à inserção internacional de estudantes e pesquisadores, ao estabelecimento de intercâmbio científico e à abertura de novas linhas de pesquisa. Os estudos no exterior devem, sobretudo, contemplar pesquisas que não possam ser realizadas no Brasil.

Modalidade de bolsas e benefícios

Modalidades:

  • Estágio Sênior
  • Estágio Pós-Doutoral
  • Doutorando Sanduíche
  • Graduação Sanduíche

Benefícios

  • Mensalidade
  • Auxílio Seguro saúde
  • Auxílio deslocamento
  • Auxílio instalação

Obs: não cabem encargos recíprocos para desenvolvimento das atividades que impliquem em pagamento de taxas escolares.

Duração:

A duração do estágio no exterior varia conforme a modalidade de bolsa e o cronograma de execução proposto na candidatura dentro da vigência do projeto.

Inscrição

  • As inscrições devem ser realizadas conforme edital da Diretoria de Programas e Bolsas no País;
  • Para obter bolsa para o exterior, após a aprovação do projeto na DPB, o coordenador responsável deve indicar o candidato que atenda aos requisitos de modalidade de bolsa no exterior, considerando o respectivo regulamento da Diretoria de Relações Internacionais;
  • A inscrição para a bolsa no exterior deve ser realizada com antecedência de três meses do início das atividades no país de destino, tendo em vista os prazos para tramitação do processo, obtenção de visto e demais providências.
  • Recomenda-se antecipar providências quanto a obtenção do visto de entrada no país de destino. Reprogramações do período do estágio originalmente proposto deverão ser formalizados junto à Coordenação Geral de Programas Estratégicos/DPB e à Coordenação Geral de Bolsas e Projetos/DRI, obedecendo os prazos-limite estabelecidos no projeto.

Obs: Para implementação da bolsa no exterior de acordo com as normas da DRI, os candidatos deverão anexar ao processo eletrônico, com antecedência de 15 dias à data de embarque a confirmação da obtenção do visto para o país de destino, dados bancários no Brasil, a Carta de Aceitação constando mês de início e término do estágio e manifestação sobre a proficiência do candidato no idioma do país de destino e Termo de Compromisso, devidamente assinado.

Links disponíveis

Contato

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Documentos vigentes 

Documentos vigentes – Programas Estratégicos
Publicação na WEBNome do documentoFormatos disponíveis
24/08/2010 Termo de Aprovação Programas Estratégicos DOC
32kb
PDF
16kb
SXW
17kb
11/02/2011 Portaria nº 19, de 8 de fevereiro de 2011 - Regulamento DRI/DPB para Bolsas de Estudos no Exterior para o Programa Nacional em Áreas Estratégicas
DOC
216kb
PDF
222kb
SXW
44kb
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página