Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Estratégicos DPB e DRI

Publicado: Sexta, 16 Outubro 2009 16:10 | Última atualização: Segunda, 03 Novembro 2014 08:40

Objetivo

Conceder bolsas de estágio no exterior relacionadas a áreas do conhecimento de natureza estratégica para o país, com vistas à inserção internacional de estudantes e pesquisadores, ao estabelecimento de intercâmbio científico e à abertura de novas linhas de pesquisa.

O candidato deve atender ao edital lançado pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), a qual fará análise e aprovação do projeto para as candidaturas. Após essa aprovação, o processo será remetido à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), onde ocorrerá a iniciação de inscrição para bolsas no exterior.

A inscrição online é restrita às candidaturas previamente aprovadas conforme editais lançados pela DPB.

Benefícios

  1. Mensalidade, conforme as modalidade de bolsas no exterior;
  2. Auxílio-instalação;
  3. Auxílio-deslocamento para aquisição de passagem aérea, e
  4. Auxílio para aquisição de Seguro Saúde.

Requisitos e condições

  1. Candidatura aprovada previamente no âmbito dos editais lançados pela Coordenação Geral de Programas Estratégicos da Diretoria de Programas e Bolsas no País;
  2. atender aos requisitos de modalidade de bolsa no exterior, considerando o respectivo regulamento da Coordenação Geral de Bolsas no Exterior da Diretoria de Relações Internacionais;;
  3. dedicar-se integralmente às atividades programadas;
  4. não ter realizado no exterior estudos/pesquisas da mesma natureza com recursos públicos;
  5. não acumular a bolsa com outra concedida por agência de fomento nacional, e
  6. ter nacionalidade brasileira ou visto permanente de residência no país, no caso de estrangeiro.

A inscrição on-line para a bolsa no exterior deve seguir as Orientações para Candidatura e o Calendário específico, considerando o respectivo regulamento da Coordenação Geral de Bolsas no Exterior da Diretoria de Relações Internacionais, no link: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programas-estrategicos. A inscrição deve ser realizada com antecedência de três meses do início das atividades no exterior, tendo em vista os prazos para tramitação do processo, obtenção de Visto e demais providências.

A duração do estágio no exterior varia conforme a modalidade de bolsa e o cronograma de execução proposto na candidatura dentro da vigência do projeto. Considerando a perspectiva de colaboração entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, não cabem encargos recíprocos para desenvolvimento das atividades que impliquem em pagamento de taxas escolares.

Recomenda-se antecipar providências quanto a obtenção do visto de entrada no país de destino. Reprogramações do período do estágio originalmente proposto deverão ser formalizados junto a CGPE/DPB e a CGBE/DRI, obedecendo os prazos-limite estabelecidos no projeto.

A saída para o estágio deve ocorrer na primeira quinzena do mês de início da vigência da bolsa. Para implementação da bolsa no exterior de acordo com as normas da DRI, os candidatos deverão anexar ao processo eletrônico, com antecedência de 15 dias à data de embarque: a confirmação da obtenção do visto para o país de destino, dados bancários no Brasil, a Carta de Aceitação constando mês de início e término do estágio e manifestação sobre a proficiência do candidato no idioma do país de destino, e Termo de Compromisso, devidamente assinado.

Os valores das mensalidades e do Auxílio-deslocamento é fixado em norma específica, conforme a Tabela de valores de bolsas no exterior . Os procedimentos relativos à reserva e compra dos bilhetes aéreos são de responsabilidade dos próprios candidatos.

Para fazer a inscrição on-line e acompanhar o andamento da solicitação clique, respectivamente, nos links: Inscrições on-line e Acompanhe aqui o andamento de sua solicitação. Caso seja necessário o envio de documentos, após a efetivação da inscrição on-line, utilize os recursos disponíveis ao clicar no item Envio de Documentos Avulsos.

Links disponíveis

 
Documentos relacionados
Publicação na WEBNome do documentoFormatos disponíveis
11/02/2011 Portaria nº 19, de 8 de fevereiro de 2011 - Regulamento DRI/DPB para Bolsas de Estudos no Exterior para o Programa Nacional em Áreas Estratégicas
DOC
216kb
PDF
222kb
SXW
44kb
24/08/2010 Termo de Aprovação Programas Estratégicos DOC
32kb
PDF
16kb
SXW
17kb
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página