Pular para: Menu Conteúdo Busca
Alto Contraste: contraste Tamanho de fonte: maior menor reset
Bolsas no exterior PDF Imprimir E-mail

Para complementar os esforços dos cursos de pós-graduação no Brasil, a CAPES concede bolsas de estudo no exterior, alimentando assim os meios acadêmico e de pesquisa do país com recursos humanos de alto nível.


Foi publicada, no dia 24 de fevereiro de 2011, no Diário oficial da União a Portaria nº 21, que trata da adequação dos benefícios complementares das bolsas de estudo no exterior. De acordo com a legislação, o auxílio-deslocamento poderá ser utilizado em substituição à passagem aérea e caberá à Diretoria de Gestão da CAPES estabelecer os valores do auxílio-deslocamento. Na prestação de contas deverá ser apresentado o comprovante de aquisição do bilhete aéreo, além dos documentos comprobatórios de embarque.
Para receber os auxílios iniciais, o bolsista deve complementar a documentação exigida para implementação, antes da partida para o exterior.


Confira os novos Editais e respectivos Calendários

Estes são os programas que a CAPES mantém no exterior:

Doutorado
Destinado a candidatos de comprovado desempenho acadêmico e que se dirijam a instituições de excelência e prestígio internacional, em áreas de reconhecida carência de grupos consolidados no país.

Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE
Programa institucional com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3. As bolsas serão destinadas aos alunos brasileiros regularmente matriculados nos cursos de doutorado das IES participantes, com potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior.

Pesquisa Pós-Doutoral
Destina-se a realização de estudos avançados por pesquisador com o título de Doutor há menos de 8 anos para complementar a formação com desenvolvimento de projetos conjuntos e em parceria com instituições de excelência no exterior, desde que nos últimos três anos não tenha realizado estudos/pesquisas no exterior da mesma natureza.

Estágio Sênior
Destina-se a pesquisadores doutores, com vínculo empregatício em instituição brasileira de ensino ou pesquisa no Brasil, que possuam título de doutor há oito anos ou mais, quando da inscrição/candidatura no programa, com o objetivo de contribuir para o estabelecimento de intercâmbio científico e/ou tecnológico e abertura de novas linhas de pesquisa de relevância para o desenvolvimento das diversas áreas no País.

Apoio a Eventos no Exterior (AEX)
Apóia a apresentação de trabalhos científicos de professores e pesquisadores em eventos no exterior.

Programa de Áreas Estratégicas e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia
Concede bolsas no exterior, em várias modalidades, em apoio aos projetos de pesquisa integrantes do Programa Nacional de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Áreas Estratégicas e aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

Grande Prêmio CAPES de Teses

Apoio restrito aos ganhadores do Grande Prêmio CAPES de Teses para realização de Estágio Pós-Doutoral no Exterior e aos seus respectivos orientadores para a apresentação de trabalhos científicos em eventos no exterior.

 

Bolsistas ativos

Relação de Bolsistas Ativos no exterior

Ex-Bolsistas
Destinado ao acompanhamento e prestação de contas de ex-bolsistas de:

Valores das bolsas
Saiba aqui os valores das bolsas custeadas pela CAPES, em diferentes moedas estrangeiras.

 
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020 - Brasília, DF
CNPJ 00889834/0001-08 - Copyright 2006 Capes. Todos os direitos reservados.
Participe:Transparência Públcia Selo Acesso BR
Conheça também: MEC | CNE | INEP | CNPq