Bolsas e auxilios internacionais País Multinacional Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes de Cabo Verde, Moçambique e Angola (Capes/PIFC)

Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes de Cabo Verde, Moçambique e Angola (Capes/PIFC)

Publicado: Terça, 08 Julho 2014 11:00 , Última Atualização: Terça, 03 Setembro 2019 12:15
“Informamos que a Capes passará a exigir, como requisito de candidatura DE ALUNOS para os editais que prevejam a concessão de bolsa no exterior, a apresentação de teste de proficiência no idioma do país de destino (ou inglês, conforme o caso), bem como de ORCID (orcid.org). Para mais informações acerca do nível de proficiência exigido, orientamos que verifique o edital de seleção do Programa no qual submeterá a sua candidatura.”

Programa realizado por meio de uma cooperação entre a Capes e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) que busca conceder bolsas de iniciação científica em projetos de execução bimestral que possibilitem estudantes de graduação de Cabo Verde, Moçambique e Angola a realizar, gratuitamente no Brasil, atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em áreas de pesquisa mutuamente acordadas, durante o período das férias acadêmicas.

Objetivo

Selecionar projetos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que possibilitem a concessão de bolsas a cidadãos de Cabo Verde, Moçambique e Angola para realização de atividades de iniciação científica em nível de graduação, de modo a fornecer a capacitação necessária para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.

Tipo de programa

Bolsa individual

Modalidade de bolsa e benefícios

Modalidade:

  • Iniciação científica

Benefícios:

  • Mensalidade
  • Auxílio instalação
  • Auxílio deslocamento (pago pelo MRE)

Duração: 2 meses.

Inscrição

  • As inscrições dos projetos são gratuitas e deverão ser enviadas unicamente por meio eletrônico, a partir do Link de Inscrições.
  • O projeto inscrito deve ter caráter institucional e ser dirigido por um coordenador-geral e por representantes docentes da Instituição de Ensino Superior (IES) que orientarão diretamente cada bolsista.
  • A seleção dos projetos institucionais será regida por Edital e executada pela Capes, com o apoio dos consultores ad hoc.
  • É vedado o acúmulo de bolsa destinada à mesma finalidade, quando concedida por agência de fomento brasileira. Estudantes/pesquisadores que já usufruíram da bolsa no exterior não poderão ser contemplados novamente, na mesma modalidade, mesmo após o cumprimento do interstício exigido, exceto para bolsas de pesquisa pós-doutoral.

Inscrições

Contato

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 
Edital PFIC nº 43/2014
Publicação na WEBNome do documentoFormatos disponíveis
20/08/2014 Edital 43/2014 - Resultado DOC
476kb
PDF
216kb
N/D
08/07/2014 Edital 43/2014 - Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes de Cabo Verde (CAPES/PIFC) DOC
185kb
PDF
131kb
N/D
Compartilhe o que você leu