Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Modalidades de bolsas

Publicado: Terça, 27 Dezembro 2016 11:40 | Última Atualização: Sexta, 04 Agosto 2017 14:20

A Capes concede auxílios e bolsas de estudo por meio dos seus programas e ações. Dessa maneira, dá suporte à formação de profissionais para o magistério superior e para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, promovendo, igualmente, a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação brasileiras.

As bolsas concedidas podem ser individuais, vinculadas a projetos conjuntos de pesquisa ou a parcerias universitárias. O projeto conjunto de pesquisa é caracterizado pelo fomento a grupos de pesquisa, contemplando a mobilidade de docentes e estudantes. Já as parcerias universitárias são acordos entre universidades brasileiras e estrangeiras com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos, com o reconhecimento mútuo de créditos e a aproximação entre currículos.

Declaração de rendimentos – Bolsas no exterior

Processo seletivo – Da candidatura ao encerramento
Processo seletivo – Da candidatura ao encerramento

Candidatura, concessão e implementação

As candidaturas para os programas são realizadas por meio de instrumentos de seleção. Após o recebimento pela Capes de toda a documentação exigida, será verificada a pertinência da candidatura conforme exigências de cada programa.

O candidato selecionado receberá a Carta de Concessão, documento oficial da Capes com informações sobre os benefícios do bolsista, sua duração e o período total da concessão atendido. Posteriormente, deve ser firmado o Termo de Compromisso, documento pelo qual o bolsista formaliza sua anuência às condições de concessão da bolsa de estudos e compromete-se a cumpri-las. Este termo deverá ser remetido à Capes com a assinatura do beneficiário para que bolsa de estudos seja implementada.

Inscrições incompletas, enviadas de forma indevida ou fora do prazo estabelecido não serão aceitas.

Acompanhamento durante a vigência da bolsa

O acompanhamento caracteriza-se pelo contato direto da Capes com o bolsista para o recebimento, análise e tramitação de demandas relacionadas ao seu processo. Ocorre por meio do trabalho de técnicos designados a realizar a gestão da concessão durante a vigência da bolsa. Os técnicos podem prestar orientação e esclarecimentos aos bolsistas, quando necessário.

Os candidatos serão monitorados pela Coordenação Geral de Programas - CGPR ou pela Coordenação Geral de Bolsas e Projetos - CGBP, conforme carta de concessão.

Acompanhamento do interstício e encerramento

A etapa de finalização é caracterizada pela verificação dos compromissos assumidos pelos bolsistas com a Capes e pelo seu monitoramento até o final do período de interstício.

Após o término do tempo de concessão da bolsa de estudos é feita a análise dos documentos enviados pelo (a) ex-bolsista para o encerramento da sua bolsa, a conferência da devolução de recursos, quando for o caso, bem como são realizadas eventuais cobranças que venham a ser necessárias.

O interstício caracteriza-se pelo período em que o ex-bolsista é obrigado a permanecer no Brasil por um período igual ao de vigência da bolsa recebida, sendo necessária a comprovação de permanência no País. A finalização do processo ocorre na Divisão de Acompanhamento de Egressos - DAE.

Modalidades
Fim do conteúdo da página