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Sobre a Avaliação

Publicado: Terça, 01 Abril 2014 18:32 | Última Atualização: Quarta, 21 Maio 2014 20:34

A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, na forma como foi estabelecida a partir de 1998 , é orientada pela Diretoria de Avaliação/Capes e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica por meio de consultores ad hoc. A avaliação é atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país.

Objetivos da Avaliação

  • Certificação da qualidade da pós-graduação Brasileira (referência para a distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa);
  • Identificação de assimetrias regionais e de áreas estratégicas do conhecimento no SNPG para orientar ações de indução na criação e expansão de programas de pós-graduação no território nacional.

Objetivos do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG):

  • Formação pós-graduada de docentes para todos os níveis de ensino;
  • Formação de recursos humanos qualificados para o mercado não-acadêmico;
  • Fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação.

O Sistema de Avaliação pode ser dividido em dois processos distintos que se referem à entrada e à permanência dos cursos de mestrado profissional (MP), mestrado acadêmico (ME) e doutorado (DO) no SNPG:

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Ambos os processos são conduzidos com base nos mesmos fundamentos:

  • Reconhecimento e confiabilidade fundados na qualidade assegurada pela análise dos pares;
  • Critérios debatidos e atualizados pela comunidade acadêmico-científica a cada período avaliativo;
  • Transparência: ampla divulgação das decisões, ações e resultados:

- no portal da CAPES;
- nas páginas das áreas de avaliação.

A avaliação é realizada em 48 áreas de avaliação, número vigente em 2014, e segue uma mesma sistemática e conjunto de quesitos básicos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES).

Referenciais dos Processos de Avaliação:

Os documentos de área são referência para os processos avaliativos, tanto na elaboração e submissão de propostas de cursos novos quanto na avaliação trienal dos cursos em funcionamento. Neles estão descritos o estado atual, as características e as perspectivas, assim como os quesitos considerados prioritários na avaliação dos programas de pós-graduação pertencentes a cada uma das 48 áreas de avaliação.

Em conjunto com as Fichas de Avaliação e os Relatórios de Avaliação, os Documentos de Área constituem o trinômio que expressa os processos e os resultados da Avaliação Trienal.

Os documentos de área e os relatórios de avaliação encontram-se disponíveis nas respectivas páginas das áreas de avaliação.

 

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