Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Planilhas comparativas da Avaliação Trienal

Publicado: Terça, 01 Abril 2014 17:49 | Última Atualização: Quarta, 21 Mai 2014 20:34

As planilhas aqui disponibilizadas permitem a comparação dos dados de cada programa avaliado com os demais programas de uma mesma área.

Essas planilhas são organizadas por área, programa, e em ordem decrescente da nota aprovada pelo Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (CTC-ES) ao final da Avaliação Trienal. Delas consta, ainda, a modalidade do curso (acadêmico ou profissional); seu ano de início; a média de docentes permanentes em cada ano do triênio (arredondada para o próximo número inteiro); o número de teses e dissertações concluídas; a razão dissertações/teses; a produção intelectual realizada no triênio expressa pelo número de artigos; trabalhos completos em anais; livros; capítulos de livros; ou item de produção artística.

A razão dissertações/teses é considerada um indicador da solidez de um programa de pós-graduação quando constituído dos dois níveis: mestrado e doutorado. Em princípio, quanto menor a razão dissertações/teses, maior os indícios de dedicação do programa ao doutorado; de estágio mais avançado de consolidação; de capacidade de formação de doutores e de poder de atração de doutorandos originários de mestrado realizados em outros programas.

Em suma, esses fatores indicam que os programas com menor razão dissertações/teses, são aqueles que, não só na área, mas também na grande área as quais pertencem, mais fortemente se dedicam à formação de doutores no país e, portanto, são candidatos às notas 5, 6 e 7 – desde que também apresentem desempenho destacado nos demais requisitos estabelecidos para esse fim.

Trienal 2013

Trienal 2010

Trienal 2007

 

Fim do conteúdo da página