Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IsF TOEFL ITP – Gratuito

Publicado: Terça, 29 Novembro -0001 20:53 | Última Atualização: Quarta, 24 Junho 2015 16:31

Qual o período de inscrição?
Acesse: http://isf.mec.gov.br/ e informe-se como se inscrever e os períodos de inscrição.

Quem poderá participar do teste gratuito TOEFL ITP?
Esta aplicação é destinada a alunos, técnicos e professores das universidades e institutos federais, alunos de todas as universidades públicas e todos os alunos do My English Online. Trata-se de uma avaliação diagnóstica que auxiliará o governo federal a desenhar políticas específicas para o ensino de língua inglesa.

Caso você esteja inscrito em algum edital do CsF ou programa financiado pela CAPES que indique o TOEFL ITP como exame de proficiência da língua inglesa, você também terá direito a realizar o teste de forma gratuita conforme previsto no edital.

Após a realização do teste, qual o prazo para que o sistema reconheça as informações referentes a sua realização para que eu possa me inscrever no My English Online?
Orientamos que acesse o site http://isfaluno.mec.gov.br/, selecione a opção "Testes de Proficiência" e verifique se a nota do Teste TOEFL ITP já foi lançada.

Ressaltamos que a nota do teste pode variar de 45 a 60 dias para ser disponibilizada no sistema do IsF e enviada para a CAPES. Desta forma, recomendamos que o(a) candidato(a) aguarde a disponibilização das referidas notas.

Caso sua nota já esteja disponível no sistema, solicitamos gentilmente que crie uma nova demanda por meio do Fale Conosco do Portal do MEC, via formulário: http://isf.mec.gov.br/ingles/fale-conosco, detalhando todo o problema ocorrido no campo descrição e também envie em anexo o Print Screen da tela com o resultado para que melhor possamos orientá-lo(a).

Instituições aptas a aplicarem o TOEFL
Informamos que a relação com as instituições aptas a aplicarem a prova do TOEFL encontra-se em http://isf.mec.gov.br/images/pdf/inst_aplicaca_diagnostica_demanda_52014.pdf.

Orientamos que procure a instituição mais próxima para realizar o teste.

Quantas vezes um aluno pode fazer a prova TOEFL-ITP (gratuita)?
Os alunos podem fazer o teste uma vez por demanda. As demandas são realizadas uma vez por semestre, o aluno pode então realizar o teste, no máximo, duas vezes ao ano.

Caso tenha faltado a um exame marcado, existe alguma implicação?
Se um aluno faltar à aplicação, ele não poderá se inscrever novamente na mesma demanda, devendo aguardar abertura de nova demanda.

Qual é a diferença entre o modelo ITP e os demais?
As modalidades mais comuns do teste TOEFL são ITP e IBT. A modalidade ITP (Institutional Testing Program), utilizada pelo Programa IsF, é um teste que indica a proficiência do candidato até o nível C1 do Quadro Comum de Referência Europeu (os níveis são A1, A2, B1, B2, C1, C2 e mais informações podem ser encontradas aqui). O teste é realizado no formato em papel e dividido em três seções: compreensão auditiva, expressões escritas e estruturais (gramática) e compreensão escrita (leitura e interpretação de textos). Já a modalidade IBT (Internet Based Test) indica proficiência até o nível C2, é realizada por computador com necessidade de conexão à internet e possui quatro seções: compreensão escrita (leitura e interpretação de textos), compreensão auditiva, produção oral e produção escrita.

Fim do conteúdo da página