Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IsF TOEFL ITP – Gratuito

Publicado: Quarta, 08 Novembro 2017 09:45 | Última Atualização: Quarta, 08 Novembro 2017 09:45

Qual o período de inscrição?
Acesse: http://isf.mec.gov.br/ e informe-se como se inscrever e os períodos de inscrição.

Quem poderá participar do teste gratuito TOEFL ITP?
Esta aplicação é destinada a alunos, técnicos e professores das universidades e institutos federais, alunos de todas as universidades públicas e todos os alunos do My English Online. Trata-se de uma avaliação diagnóstica que auxiliará o governo federal a desenhar políticas específicas para o ensino de língua inglesa.

Caso você esteja inscrito em algum edital do CsF ou programa financiado pela CAPES que indique o TOEFL ITP como exame de proficiência da língua inglesa, você também terá direito a realizar o teste de forma gratuita conforme previsto no edital.

Após a realização do teste, qual o prazo para que o sistema reconheça as informações referentes a sua realização para que eu possa me inscrever no My English Online?
Orientamos que acesse o site http://isfaluno.mec.gov.br/, selecione a opção "Testes de Proficiência" e verifique se a nota do Teste TOEFL ITP já foi lançada.

Ressaltamos que a nota do teste pode variar de 45 a 60 dias para ser disponibilizada no sistema do IsF e enviada para a CAPES. Desta forma, recomendamos que o(a) candidato(a) aguarde a disponibilização das referidas notas.

Caso sua nota já esteja disponível no sistema, solicitamos gentilmente que crie uma nova demanda por meio do Fale Conosco do Portal do MEC, via formulário, através do fale conosco, detalhando todo o problema ocorrido no campo descrição e também envie em anexo o Print Screen da tela com o resultado para que melhor possamos orientá-lo(a).

Instituições aptas a aplicarem o TOEFL
Informamos que a relação com as instituições aptas a aplicarem a prova do TOEFL encontra-se em http://isf.mec.gov.br/images/pdf/inst_aplicaca_diagnostica_demanda_52014.pdf.

Orientamos que procure a instituição mais próxima para realizar o teste.

Quantas vezes um aluno pode fazer a prova TOEFL-ITP (gratuita)?
Os alunos podem fazer o teste uma vez por demanda. As demandas são realizadas uma vez por semestre, o aluno pode então realizar o teste, no máximo, duas vezes ao ano.

Caso tenha faltado a um exame marcado, existe alguma implicação?
Se um aluno faltar à aplicação, ele não poderá se inscrever novamente na mesma demanda, devendo aguardar abertura de nova demanda.

Qual é a diferença entre o modelo ITP e os demais?
As modalidades mais comuns do teste TOEFL são ITP e IBT. A modalidade ITP (Institutional Testing Program), utilizada pelo Programa IsF, é um teste que indica a proficiência do candidato até o nível C1 do Quadro Comum de Referência Europeu (os níveis são A1, A2, B1, B2, C1, C2 e mais informações podem ser encontradas aqui). O teste é realizado no formato em papel e dividido em três seções: compreensão auditiva, expressões escritas e estruturais (gramática) e compreensão escrita (leitura e interpretação de textos). Já a modalidade IBT (Internet Based Test) indica proficiência até o nível C2, é realizada por computador com necessidade de conexão à internet e possui quatro seções: compreensão escrita (leitura e interpretação de textos), compreensão auditiva, produção oral e produção escrita.

Fim do conteúdo da página