Acesso à Informação Conteúdo Estático Bolsas Circular Cadastro de Discentes SAC

Circular Cadastro de Discentes SAC

Publicado: Quarta, 15 Outubro 2008 15:39 , Última Atualização: Quarta, 21 Mai 2014 20:03

Aos Reitores, Pró-Reitores e Coordenadores de Cursos,

Prezado Senhor,

Tendo em vista a necessidade de aprimorar os mecanismos de gestão das ações desta instituição e aperfeiçoar os sistemas de acompanhamento voltados para a avaliação, fomento e monitoramento da evolução da pós-graduação, informo que a CAPES finalizou a integração de seus sistemas de informação referentes ao cadastramento dos dados do corpo discente dos cursos de pós-graduação.

Dessa forma, o aplicativo Cadastro de Discentes, instituído pela CAPES e já em pleno uso pelos cursos de pós-graduação desde 2005, passará a ser um instrumento ainda mais essencial na captação permanente dos dados para acompanhar a dinâmica de mobilidade do alunado da pós-graduação brasileira, possibilitando uma visão em tempo real da situação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Sendo continuamente atualizado pelos cursos, o Cadastro de Discentes propiciará a identificação das condições mais eficazes de orientação e delineamento gerencial visando a adoção de políticas para um continuado apoio ao SNPG. Do ponto de vista gerencial, permitirá um melhor monitoramento dos sistemas de pagamento das bolsas de estudos desta Agência, alvo de continuada vigilância pelos órgãos de controle interno e externo.

Os dados constantes do referido aplicativo alimentarão automaticamente o novo Sistema de Acompanhamento de Concessão de Bolsas e Auxílios (SAC), que, dentre outras funcionalidades, processará o pagamento das diversas modalidades de apoio e ações de fomento da CAPES, aí incluídas as mensalidades de bolsas de estudo.

Assim sendo, solicito o empenho dessa instituição e/ou curso de pós-graduação no sentido de manter permanentemente atualizados, no Cadastro de Discente, os dados pertinentes às situações individualizadas dos alunos (dados pessoais, estágio no curso, situação no curso - ativo, trancado, desligado, titulado; data de matrícula, defesa de dissertações e teses, vínculo empregatício, recebimento de bolsa, etc).

Tal procedimento, além de possibilitar dispor de dados atualizados, permitirá também o adequado trâmite dos procedimentos relativos aos repasses de recursos e pagamentos de bolsas, de modo a evitar que ocorra interrupção ou anormalidade processual das ações. As informações deverão ser inseridas no aplicativo Cadastro de Discente, com a acuidade apropriada, quer sejam elas pertinentes aos alunos bolsistas ou não, para que esta Agência possa contar com a veracidade e integralidade dos dados relativos à pós-graduação com um todo, para sua efetiva gestão.

Esclareço que oportunamente serão repassadas orientações específicas sobre os procedimentos a serem adotados pelas instituições quanto ao correto preenchimento dos mencionados aplicativos.

Atenciosamente,


Jorge Almeida Guimarães

Presidente da CAPES

Compartilhe o que você leu