Notícias Instituições de ensino e pesquisa conhecem os REA
Embaixadores

Instituições de ensino e pesquisa conhecem os REA

Publicado: Sexta, 01 Novembro 2019 17:30 , Última Atualização: Sexta, 01 Novembro 2019 17:30

Com o objetivo de disseminar o conceito e multiplicar os usuários dos Recursos Educacionais Abertos (REA), trinta embaixadores da CAPES fizeram o curso de formação e agora colocam em prática as ações nas universidades e institutos de pesquisa.

As embaixadoras Francisca Perez e Maria de Lourdes Medeiros, do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), no Rio Grande do Norte, falaram sobre a importância do tema para a academia. Perez lembrou que os REA “ajudam, tanto no aprendizado dos alunos, quanto na qualidade do ensino dos professores, facilitando a produção e o compartilhamento de materiais de diferentes grupos culturais e linguísticos”.

Os REA são materiais de qualquer suporte ou mídia de acesso universal, que estão sob domínio público ou licenciados, para uso ou adaptação de conteúdo.

As professoras e embaixadoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Christiane Lima e Carolina Nunes, notaram a falta de conhecimento em REA na instituição e já trabalham para mudar essa realidade. Foram realizadas oficinas, grupos de trabalho, artigos e conteúdo para cursos de licenciatura. “Além disso, pretendemos criar um repositório próprio para armazenar e compartilhar os REA produzidos em nossa instituição pela comunidade acadêmica”, disse Lima.

Em 2016, foi criado o EduCAPES. São mais de 300 mil objetos educacionais gratuitos disponibilizados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e institutos de educação superior e de pesquisa, parceiros.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu