Notícias CAPES sedia conferência pela alfabetização
CONABE

CAPES sedia conferência pela alfabetização

Publicado: Terça, 22 Outubro 2019 17:42 , Última Atualização: Quarta, 23 Outubro 2019 09:34

 MG 0920

Como parte da implementação da Política Nacional de Alfabetização (PNA), a CAPES sedia a 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (CONABE), que acontece entre os dias 22 e 25 de outubro. O evento, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), foi aberto por Abraham Weintraub, titular da pasta, Anderson Correia, presidente da CAPES, e Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC.

Anderson Correia contou que a PNA foi prioridade nos 100 dias do governo Bolsonaro e explicou que “agora temos os desdobramentos decorrentes da implementação da política, com projetos concretos”. Ele destacou as duas diretorias da CAPES que atuam na alfabetização: a de Educação Básica e a de Educação a Distância. Nelas há vários projetos conjuntos em andamento voltados à formação do professor.

Sempre lembrando a importância de uma sociedade alfabetizada, Abraham Weintraub frisou que a leitura, a escrita e a capacidade de fazer contas é libertadora. Carlos Nadalim, por sua vez, explicou que a CONABE debate “o estado da arte da alfabetização, a fim de consolidar o conhecimento científico, identificando evidências rigorosas”.

CONABE
O evento reúne pesquisadores, professores, gestores educacionais e representantes da sociedade civil – brasileiros e estrangeiros – que trabalham com diferentes áreas da aprendizagem e do ensino da leitura, da escrita e da matemática básica.

A partir das discussões geradas no encontro, será consolidado o Relatório Nacional da Alfabetização Baseado em Evidências (RENABE), a ser publicado em 2020, como subsídio técnico-científico que orientará os programas do MEC derivados da PNA.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Fotografia do banner: Luís Fortes - MEC

Compartilhe o que você leu