Notícias Ciências Humanas são debatidas na CAPES
Reunião

Ciências Humanas são debatidas na CAPES

Publicado: Sexta, 11 Outubro 2019 18:43 , Última Atualização: Sexta, 11 Outubro 2019 18:43

Fórum Ciências Humanas

Representantes do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Línguas, Letras e Artes (FCHSSALLA) visitaram a CAPES nesta sexta-feira, 11, para conversar sobre a pós-graduação brasileira.

Durante o encontro, foram abordados diversos temas, como áreas do conhecimento, avaliação de novos cursos, programas, bolsas e orçamento. Mário Cezar Silva Leite, coordenador do Fórum, explicou que o diálogo foi “pela cooperação” e destacou que são “parte da CAPES e a CAPES, parte da nossa comunidade”.

Anderson Correia, presidente da CAPES, falou sobre políticas e ações executadas na Coordenação e lembrou que as áreas devem apresentar resultados, pois “a CAPES se posiciona contra a improdutividade, independentemente da área”.

Orçamento

Quanto aos recentes congelamentos de bolsas e descontingenciamento dos recursos orçamentários, o presidente destacou que nenhuma bolsa em exercício foi cortada. “A CAPES vai fechar o ano com todos os bolsistas pagos”, enfatizou. Ele mencionou, ainda, a emenda parlamentar de R$ 300 milhões que está para ser votada na Comissão de Educação da Câmara, para ser destinada para a educação básica.

FCHSSALLA

O Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas articula as sociedades científicas de diversas naturezas que representam os pesquisadores das áreas ou subáreas que compõem a grande área do conhecimento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia brasileiro. Formado por 51 associações de pós-graduação, seu objetivo é o debate e a tomada de posição sobre os temas relativos às políticas e às práticas de pesquisa que afetam os pesquisadores, a comunidade científica e a sociedade brasileira.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu