Notícias CAPES debate estratégias de projeto piloto na UFG
Internacionalização

CAPES debate estratégias de projeto piloto na UFG

Publicado: Sexta, 11 Outubro 2019 11:43 , Última Atualização: Sexta, 11 Outubro 2019 11:43

Francisco José Quaresma diretor de Relações Internacionais da UFG e Patrício Marinho coordenador de Parcerias Estratégicas da CAPES Foto UFG

Na segunda-feira, 7, a CAPES participou de um debate na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Patrício Marinho, coordenador de Parcerias Estratégicas da CAPES, e Caroline Amorim, assistente em Ciência e Tecnologia da Coordenação, integraram a mesa-redonda: “Processos Estratégicos para Internacionalização Institucional”.

A ideia do encontro foi discutir um projeto piloto no âmbito do programa Laboratório de Internacionalização do Conselho Americano de Educação (ACE), como explicou Patrício Marinho durante o evento: “O laboratório tem o objetivo de auxiliar as universidades escolhidas a desenvolverem ações e planos de internacionalização institucional”.

Foram escolhidas dezoito instituições para a 17ª edição do Laboratório de Internacionalização da ACE, três delas, as primeiras brasileiras, em parceria com a CAPES e a Comissão Fulbright Brasil: além da UFG, as Universidades Estadual de Maringá (UEM) e Federal do Pará (UFPA).

De acordo com Caroline Amorim, o laboratório americano tem uma excelente estrutura para orientar as instituições nesse processo. “O projeto disponibilizou dois consultores para as três universidades brasileiras escolhidas, com atendimentos por meio de e-mail ou videoconferência. No mês de novembro, os consultores também vão visitar as universidades para conhecer a estrutura de cada uma mais de perto”, destacou.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu