Notícias C10 formará professores em ciências
Ciência é 10

C10 formará professores em ciências

Publicado: Sexta, 27 Setembro 2019 13:07 , Última Atualização: Terça, 01 Outubro 2019 15:18

 MG 0771 2

No dia 30 de setembro, começam as inscrições para o primeiro processo seletivo do Programa Ciência é 10 (C10), uma parceria entre CAPES, Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Os editais foram lançados nesta sexta-feira, 27, em cerimônia realizada na sede da coordenação.

O C10 é uma especialização destinada aos professores da disciplina de ciências que dão aulas no segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O programa conta com a participação de 19 instituições de ensino superior federais e estaduais espalhadas por todas as regiões do Brasil, com oferta em 125 municípios. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2020. A iniciativa pretende melhorar a qualidade das aulas de ciências nas escolas públicas.
Anderson Correia, presidente da CAPES, afirma que o programa é voltado para a prática em sala de aula. “Teremos atividades presenciais, atividades a distância, focados na atividade prática. Temos teoria também, mas um forte apelo prático nas áreas de ciências, envolvendo biologia, química, física e matemática”.

Durante o evento de lançamento do programa, Abraham Weintraub, ministro da Educação, destacou o caráter inovador do programa. "É a primeira vez que a gente está trazendo esse tipo de ação para a sala de aula, investindo na capacitação do professor para melhorar na ponta os indicadores de educação e a praticidade, a aplicação da ciência na vida das pessoas", disse o ministro.

Para participar do C10, o professor precisa estar atuante em sala de aula na rede pública durante o período do curso e possuir diploma – reconhecido pelo Ministério da Educação, em curso superior de Física, Biologia, Química e outras áreas, conforme tabela disponível no Portal da CAPES, em http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/tabela-de-areas-do-conhecimento-avaliacao.

 MG 1156

 
Inscrições
As inscrições deverão ser feitas diretamente nos sites das instituições participantes. Serão abertas 3.920 vagas. A expectativa é de que mais de 400 mil alunos da rede básica sejam beneficiados pela iniciativa.


UAB
O C10 é um dos diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema gerido pela CAPES para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal por meio da modalidade de ensino a distância. A oferta de vagas da UAB é voltada, prioritariamente, aos professores da rede de educação básica.


Cronograma
O C10 foi lançado em abril deste ano. Desde julho, os coordenadores UAB já podem acessar a plataforma que será usada durante a especialização, com todas as informações sobre o programa. A ferramenta tem uma base de conteúdo de ciências selecionado por especialistas responsáveis por elaborar o curso.

Todos os docentes que participarem da formação farão as atividades pela plataforma, criada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a CAPES. Além disso, os coordenadores receberam um guia de navegação com todos os detalhes sobre a estrutura do programa.

Metodologia
O curso de especialização lato sensu será dividido em três módulos, com uma carga total de 480 horas. O C10 tem quatro eixos temáticos (vida, ambiente, universo e tecnologia) e é baseado no estímulo do ensino por investigação, com uma abordagem criativa e transversal.

O Ciência é 10 oferece aos professores ferramentas, conteúdos e metodologias que auxiliam na qualidade das aulas, propondo novos desafios e reflexões sobre a prática pedagógica. Além das aulas a distância, uma vez por mês os professores se reúnem nos polos da UAB, que são espaços com estrutura de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo, para as atividades de ensino e aprendizagem.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

 

Compartilhe o que você leu