Notícias Usuários dos sistemas da CAPES poderão usar identificador ORCID
Novidade

Usuários dos sistemas da CAPES poderão usar identificador ORCID

Publicado: Sexta, 12 Julho 2019 18:02 , Última Atualização: Segunda, 15 Julho 2019 18:49

A partir da próxima terça-feira, 16, usuários de diversos sistemas da CAPES terão a possibilidade de fazer login com seus identificadores ORCID, um código único de 16 dígitos – usado para conectar pessoas e suas contribuições – que pesquisadores, estudantes e professores podem obter gratuitamente.

A funcionalidade estará disponível a todos os usuários, sejam nacionais ou estrangeiros. No caso dos pesquisadores de outros países, a implementação da ferramenta deve acabar com os problemas causados pelo método atual de cadastro, que utiliza o nome como informação principal, uma vez que homônimos e casos de pessoas que mudam de nome podem ocorrer.

Agora, com a parceria entre CAPES e ORCID, o registro poderá ser feito com o novo identificador, que é único para cada pessoa que tiver cadastro na ferramenta. Por isso, a novidade deve beneficiar, sobretudo, os pesquisadores de outros países cadastrados. Atualmente, 12.770 estrangeiros utilizam os sistemas da Coordenação.

ORCID

A ORCID é uma Organização sem Fins Lucrativos apoiada por uma comunidade global composta por organizações de pesquisa, editoras, financiadores e associações profissionais, entre outras entidades. Ela conecta indivíduos e suas contribuições profissionais a qualquer momento e permite o reconhecimento de todo tipo de contribuição e inovação em pesquisa.

CONECTI

A utilização do ORCID nos sistemas da CAPES é fruto da participação da Coordenação no consórcio CONECTI. Entre as ações e metas da iniciativa, está o estímulo ao uso de Identificadores Persistentes, registros que garantem identificação e localização de pessoas e objetos digitais de forma permanente.

Confira mais matérias relacionadas ao assunto:

Seminário na CAPES discute indexação unificada de pesquisadores

Evento reúne instituições para discutir o CONECTI

Workshop reúne entidades para discutir Consórcio Conecti Brasil

 

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu