Notícias Professores embarcam rumo à capacitação no Canadá
Intercâmbio

Professores embarcam rumo à capacitação no Canadá

Publicado: Quarta, 03 Julho 2019 17:39 , Última Atualização: Quinta, 04 Julho 2019 10:22

Cem professores da rede pública de ensino de 18 estados e do Distrito Federal embarcam, a partir desta quarta-feira, 3, para Ontário, no Canadá, a fim de participar do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica. A capacitação é parte da cooperação entre a CAPES e o Colleges and Institutes Canada (CICan). Durante oito semanas, os profissionais, divididos em dois grupos, conhecerão o modelo educacional daquele país no Niagara College e no Fanshawe College.

Professora de educação infantil e anos iniciais em Taquara (RS), Daiane Arend Flores de Oliveira é uma das mais jovens aprovadas no programa. Ela acredita que a experiência vai ajudá-la no trabalho de reformular a proposta curricular e o sistema de avaliação do seu município. “Como o Canadá é um país referência na questão da autonomia infantil, a proposta da CAPES veio bem a calhar no momento em que estávamos iniciando o processo. Literalmente, vamos unir o útil ao agradável”, conta.

No outro extremo do território brasileiro, a professora de ensino médio Danielle do Vale, de Marabá (PA), espera ver como um país desenvolvido consegue inserir com qualidade a educação física no dia-a-dia dos estudantes. A partir dessa experiência, ela pretende aprimorar sua prática pedagógica. “Sinto falta de trazer o aluno para mais perto da aula de educação física”, revela. “Ver como funcionam as instalações esportivas e a didática dos professores lá. Isso é o principal”, completa.

Programa

Desenvolvido conjuntamente entre as Diretorias de Relações Internacionais (DRI) e de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), o programa é dividido em duas partes. A primeira é composta por um curso básico de inglês. A segunda é destinada à formação dos professores, com atividades voltadas à gestão de sala de aula e à aprendizagem centrada no aluno.

Os benefícios garantidos aos participantes incluem passagens aéreas nacionais e internacionais de ida e volta, ajuda de custo, seguro-saúde, deslocamento no Canadá (aeroporto/universidade/aeroporto), alojamento em casa de família canadense (homestay), incluindo três refeições, curso de formação e material didático.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu