Notícias Mestrado profissional em enfermagem abrirá 180 novas vagas
CAPES/Cofen

Mestrado profissional em enfermagem abrirá 180 novas vagas

Publicado: Terça, 25 Junho 2019 18:05 , Última Atualização: Quarta, 26 Junho 2019 12:59

 MG 0066

O acordo firmado entre a CAPES e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para fomentar o mestrado profissional deverá abrir 180 vagas em edital previsto para o segundo semestre deste ano. A parceria tem o objetivo de beneficiar 500 estudantes ao longo de cinco anos. O primeiro processo seletivo, de 2016, selecionou 140 alunos. O assunto foi destaque na manhã desta terça-feira (25), durante a abertura do I Encontro Nacional dos Pesquisadores dos Mestrados Profissionais de Enfermagem.

O evento, organizado na sede da CAPES, em Brasília, teve em sua abertura uma apresentação de Sônia Báo, presidente em exercício e diretora de Avaliação da Coordenação, que falou sobre a situação dos mestrados profissionais de enfermagem no atual contexto da pós-graduação nacional. Estiveram presentes ainda Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País, Cristina Parada, coordenadora da área de Enfermagem da Coordenação, e Manoel Carlos Neri, presidente do Cofen.

Em seu discurso, Báo destacou a necessidade de se repensar a avaliação da pós-graduação no Brasil, aplicando um modelo multidimensional similar ao utilizado na Europa. A diretora ressaltou, ainda, que os pesquisadores de cursos profissionais devem trazer resultados práticos às suas áreas de atuação. “Tem que ser algo diferente, não pode ser mais do mesmo. A pessoa que está sendo formada vai ter que aparecer no ambiente de trabalho dela e realmente fazer a diferença”, ponderou.

O encontro também contou com apresentações de Joel Rolim Mancia, coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Cofen, e Karla Carneiro Rolim, coordenadora do mestrado profissional em Tecnologia em Inovação em Enfermagem, da Universidade de Fortaleza (Unifor). Mancia fez uma síntese das visitas feitas a 16 programas de mestrado profissional e Rolim falou sobre o processo de internacionalização do mestrado profissional na instituição.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu