Notícias Inscrições para o CAPES/Humboldt encerram-se nesta sexta-feira (31)
Cooperação

Inscrições para o CAPES/Humboldt encerram-se nesta sexta-feira (31)

Publicado: Quarta, 29 Mai 2019 09:51 , Última Atualização: Quarta, 29 Mai 2019 09:51

Termina nesta sexta-feira (31) o prazo de inscrições para a 15ª chamada do Programa Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt. A iniciativa concede bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em instituições de ensino ou pesquisa do Brasil.

O programa conta com duas modalidades de bolsas. Uma delas é a de pós-doutorado, destinada aos pesquisadores altamente qualificados e em início da carreira acadêmica que tenham completado o doutorado há menos de quatro anos. Neste caso, a vigência da bolsa vai de seis a 24 meses.

A outra modalidade é a de pesquisador experiente, voltada aos acadêmicos altamente qualificados, com perfil de pesquisa definido, que tenham concluído o doutorado há menos de doze anos. A bolsa é concedida por um período de seis a 18 meses, sendo que a estada pode ser dividida em até três períodos de, no mínimo, três meses cada.

Em ambos os casos, as pesquisas devem ser realizadas em cooperação com os anfitriões acadêmicos em instituições na Alemanha.

Benefícios
Realizado pela CAPES em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha, o programa é destinado a todas as áreas do conhecimento e conta com os seguintes benefícios: bolsa mensal, auxílio-instalação, auxílio-deslocamento, auxílio para aquisição de seguro saúde, curso de idioma alemão quando necessário, subsídios para dependentes e auxílio para mobilidade.

Cronograma
O resultado da 15ª chamada será divulgado até 25 de novembro. Já o início das atividades ou curso de alemão está previsto para ocorrer entre março e novembro de 2020. Mais detalhes podem ser conferidos no edital do programa.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu