Notícias Avaliação é tema de encontro regional do Foprop na PUC-RS
Pós-Graduação

Avaliação é tema de encontro regional do Foprop na PUC-RS

Publicado: Terça, 07 Mai 2019 17:54 , Última Atualização: Terça, 14 Mai 2019 09:30

07052019 FOPROP

A pós-graduação na Região Sul cresceu 106% entre 2006 e 2017. O dado foi apresentado por Sônia Báo, diretora de Avaliação, durante o Encontro Regional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop). A reunião acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Sônia Báo falou para os pró-reitores sobre os critérios de avaliação dos cursos e a Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN). Técnicos da diretoria de Avaliação estiveram presentes para esclarecer dúvidas. Para a diretora, o ideal é que nos próximos anos as instituições façam planejamentos para a pós-graduação. "Queremos propostas mais consistentes, com mais qualidade, que tenha aderência ao plano da instituição, da região onde estão inseridos e do segmento da sociedade. Aí a melhoramos ainda mais a qualidade, não só em termos de quantidade dos programas, mas como eles são de fato em termos qualitativos."

As mudanças estudadas pela CAPES para o Modelo de Avaliação também foram abordadas durante a fala da diretora. Entre elas estão a autoavaliação institucional e a avaliação multidimensional. A proposta em estudo pretende aprimorar o modelo atual, que gera um conceito único de cada programa de pós-graduação.

O próximo encontro regional do Foprop em parceria com a CAPES será na região Sudeste nos dias 15 e 16 de maio. O prazo para as instituições apresentarem propostas de cursos novos vai de 1° de julho a 9 de agosto deste ano.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu