Notícias Diretor Carlos Lenuzza fala sobre o Ciência é 10!
Ciência na Escola

Diretor Carlos Lenuzza fala sobre o Ciência é 10!

Publicado: Quarta, 17 Abril 2019 13:43 , Última Atualização: Quarta, 25 Março 2020 17:40

17042019 banner c10 prof lenuzza

1) O que representa para a CAPES o lançamento do Programa Ciência é 10!?
R: O programa Ciência é 10! está no contexto do Programa Ciência na Escola, uma ação conjunta do MEC e do MCTIC que pretende melhorar a aprendizagem prática dos alunos no campo das ciências. O Ciência é 10! é uma ação que faz parte deste grande conjunto de iniciativas e que está no bojo do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Inicialmente ele será oferecido em 20 Instituições de Ensino Superior a quatro mil professores-cursistas. É um curso de especialização lato sensu, focado na prática docente dos processos de investigação pergunta-resposta. Não é o ensino teórico tradicional da ciência. Ele vai preparar esses professores das redes de educação básica para ensinar prática na área de ciências aos seus alunos.

2) Quais os resultados almejados com o Programa Ciência é 10!?
R: Nossa meta, inicialmente, é atingir os quatro mil cursantes dentro do período compreendido entre 2019 e 2020. A partir do atingimento desta primeira meta, nossa ideia é que o impacto sobre os estudantes da rede pública chegue a 400 mil alunos.

3) O Sr. acredita que o modelo construído a partir do Programa Ciência é 10! possa se expandir às outras áreas do conhecimento?
R: Acho que sim. É um bom momento para se experimentar esta oportunidade e, mais à frente, também levar às outras áreas do conhecimento.

4) Quais os planos da CAPES para trabalhar a formação continuada dos professores do ensino básico após participarem do Programa Ciência é 10!?
R: De alguma maneira nós já estamos fazendo essa intervenção direta no professor que hoje se encontra na rede. Estamos falando de educação continuada. O segundo desafio, depois deste objetivo, seria fazer desses professores multiplicadores com seus pares.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Parabéns pelo trabalho de vocês. Ficou muito bom!!!

Compartilhe o que você leu