Notícias Projetos de inovação em educação a distância apresentam resultados
UAB

Projetos de inovação em educação a distância apresentam resultados

Publicado: Sexta, 07 Dezembro 2018 18:08 , Última Atualização: Quarta, 25 Março 2020 17:45

Os 19 projetos selecionados pela CAPES para desenvolver e aplicar tecnologias de informação e comunicação em educação, no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), apresentarão seus resultados nos próximos dias 10 e 11 de dezembro, em Brasília. As propostas foram escolhidas, por meio edital, em 2015, e receberam R$ 3.6 milhões para colocar a ideia em prática.

O objetivo é incentivar a inovação pedagógica, tecnológica e de gestão educacional, além de promover a melhoria da qualidade do ensino superior público por meio de métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores. Este processo pretende criar uma convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância. Os projetos foram desenvolvidos em 14 instituições de ensino superior.

Todos os projetos têm a proposta de recursos abertos, por isso serão disponibilizados já licenciados no modelo creative commons, que permite cópia e compartilhamento. “O evento permitirá a troca de informações entre as instituições do programa UAB com o propósito de compartilhamento de recursos e de conhecimento”, argumenta Alexandre Martins, coordenador de Tecnologia de Educação a Distância da CAPES.

Nos dois dias de evento, além da apresentação teórica, os idealizadores mostrarão a aplicação prática dos projetos, em estandes instalados no prédio da CAPES. São três laboratórios virtuais, dois sistemas inteligentes de gerenciamento e acompanhamento, três ferramentas para m-learning (que utiliza aparelhos móveis), três que visam prevenir a evasão de alunos, um de gestão da informação, dois jogos educativos, um de aprendizagem ativa e colaborativa, um de tecnologia assistiva, um de formação de profissionais de educação a distância, um de e-books e um de aprendizagem u-learning (que integra técnicas de ensino).

Também apresentaram os seus produtos à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, à Diretoria de Tecnologia de Informação da CAPES e às Universidades Federais de São Carlos (SP), Santa Catarina, Goiás e Lavras (MG). Essas instituições são parceiras do projeto de inovação.

O UAB foi criado em 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. Atualmente, o Sistema conta com 109 Instituições Públicas de Ensino Superior, ofertando 800 cursos em 771 polos.

Transmissão do dia 10/12/2018:

Transmissão do dia 11/12/2018:

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu