Notícias Ana Maria Fernandes, socióloga da UnB, morre aos 70 anos
Nota de falecimento

Ana Maria Fernandes, socióloga da UnB, morre aos 70 anos

Publicado: Quinta, 03 Mai 2018 17:37 , Última Atualização: Quinta, 03 Mai 2018 17:38

A CAPES comunica o falecimento da professora Ana Maria Fernandes, do Departamento de Sociologia (SOL/Instituto de Ciências Sociais) da Universidade de Brasília. A docente morreu nesta quarta-feira (2), vítima de câncer. O velório ocorreu na manhã deste quinta-feira (3), no cemitério Campo da Esperança. O sepultamento será após este horário.

03052018 nota falecimento FOTO

Natural de Dores do Indaiá (MG), Ana Maria ingressou na UnB em 1974. Foi reitora em exercício (2001), decana de Pesquisa e Pós-Graduação (1997-2001), diretora da Editora UnB (2013-2016) e diretora do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (2004-2006), atualmente Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA/ICS). Nos últimos anos, atuava como pesquisadora associada sênior do Departamento de Sociologia.

Graduada em Ciências Sociais, Sociologia e Antropologia e com mestrado em Sociologia pela UnB, a docente fez doutorado na Universidade de Oxford (Inglaterra) e seu trabalho mereceu o prêmio de melhor tese da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Ela fez estágio pós-doutoral no Massachusetts Institute of Technology (EUA). Em 2002, ganhou a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, tornando-se membro da Grã-Cruz da ONMC em 2007.

Reitoria, unidades e colegas publicaram notas em homenagem a Ana Maria e em solidariedade aos familiares e amigos. O Departamento de Sociologia destacou a atuação da docente em várias frentes institucionais e lembrou de sua dedicação à institucionalização da unidade acadêmica. “Professora Ana Maria Fernandes, por onde passou, deixou admiradores. Nosso pesar é grande!”, afirmou o comunicado.

(Brasília – CCS/CAPES com informações da Secom UnB)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Compartilhe o que você leu