Notícias CAPES promove oficinas de criatividade para professores da rede pública
Formação Docente

CAPES promove oficinas de criatividade para professores da rede pública

Publicado: Quinta, 05 Abril 2018 16:11 , Última Atualização: Quinta, 05 Abril 2018 16:14

Até o fim desta semana, 25 professores concursados de língua inglesa da rede pública de diferentes regiões do país estão em Brasília para participar de oficinas de criatividade. A iniciativa é fruto da parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a Embaixada dos Estados Unidos, que em 2018 possui um conjunto de atividades que visam apoiar o governo brasileiro em ações relacionadas à educação básica. O primeiro encontro do grupo de professores aconteceu na manhã desta quarta-feira, 4, na Casa Thomas Jefferson.

Os docentes selecionados são alunos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Aniole Sueny Cortês de Sousa é professora da rede pública na zona rural Carnaubais, interior do Rio Grande do Norte e faz a segunda licenciatura em inglês. “Sou formada em História e comecei o Parfor/Inglês há um ano e meio. Termino o curso em junho. Hoje eu dou aula de história, inglês e matemática. Na verdade, desde que me formei, já dei aula de todas as disciplinas do Fundamental 2”, conta a professora.
050418 CAPES promove oficinas de criatividade para professores da rede públicaWEB

Como professora de inglês do interior do Brasil, Aniole enfrenta desafios específicos do ofício. “A escola que leciono tem cinco salas e eu ensino do 6º ano ao EJA (Educação de Jovens e Adultos). O ensino de inglês no EJA é um dos grandes desafios para um educador do interior do Brasil. São senhores e senhoras que passam o dia inteiro trabalhando na roça e nunca viram inglês na vida. Temos que começar galgando pelo básico”, explica.

Além das dificuldades de conhecimento, a professora deve lidar com o desafio do auto-estima dos jovens do interior. “Estamos trabalhando com um público complicado, muitos jovens que vivem à margem da sociedade, num ciclo de conformismo sem acreditar que pode haver outra realidade possível. Nosso trabalho como professores é mostrar que eles podem ir muito além do que aquela cidadezinha os limita, que eles podem conquistar o mundo”, define.

Evento
A Oficina de Criatividade para professores de língua inglesa dura três dias. As oficinas são ministradas por especialistas americanos, Shelley Berc e Alejandro Fogel, com o intuito de estimular o processo criativo de professores e de alunos, por meio de atividades práticas, propondo-lhes novas formas de promover o aprendizado e de desenvolver tarefas em equipe. “Esse é meu primeiro ano como professora de inglês em sala de aula. Cada dia aprendo mais e tenho tido um excelente retorno dos meus alunos. Uma oficina como essa é uma oportunidade de levar inovação para dentro da sala de aula. Meus alunos são acostumados com algo limitado e travado, tanto na escrita quanto na leitura, o objetivo é levar um pouco mais de dinâmica e diálogo”, afirma Aniole.
050418 CAPES promove oficinas de criatividade para professores da rede públicaWEB3

Sobre a oportunidade de participar do curso com parceria com a embaixada americana, a professora define como uma oportunidade tão grande quanto desafiadora. “Acredito que quase todos os professores do RN têm um nível básico para intermediário de domínio da língua inglesa. O curso do Parfor oferece disciplinas em inglês e algumas em português, mas a gente busca um processo de aprendizagem em tudo a nossa volta. Tudo que é desafiador me atrai”.

Parfor
O Parfor é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica por meio do fomento à implantação de turmas especiais, por instituições de educação superior (IES), em cursos de Primeira Licenciatura, Segunda Licenciatura ou Formação Pedagógica.

Segundo a professora Aniole, a oportunidade do curso de formação surgiu a partir da identificação da necessidade do interior do Rio Grande do Norte de professores de Inglês. “O Parfor fez uma chamada no estado para todos os professores que estavam ministrando aulas fora de sua disciplina de formação. Assim, tivemos turmas de espanhol, inglês, pedagogia e educação física”.
050418 CAPES promove oficinas de criatividade para professores da rede públicaWEB2

A docente elogia a criação de turmas a partir da identificação de demandas concretas. “O Parfor é uma experiência muito importante porque realmente estamos necessitando de professores nessa área e ele nos dá a oportunidade de nos formarmos nas áreas que o município está carecendo”.

Saiba mais sobre o Parfor.

Oficina para mulheres
Na próxima semana, de 9 a 11 de abril, a CAPES e a Embaixada Americana promoverão uma Oficina de Criatividade para professoras das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês). Esta oficina será exclusiva para professoras do sexo feminino e tem como objetivo valorizar e incentivar a participação desse público nas áreas do chamado STEM. Foram selecionadas 25 professoras concursadas e que ministram aulas nas áreas de Ciências, Biologia, Química, Física ou Matemática na rede pública da educação básica.

(Pedro Arcanjo – Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “CCS/CAPES”

Compartilhe o que você leu