Notícias Grupo de Trabalho apresenta sugestões para institucionalização da UAB
UAB

Grupo de Trabalho apresenta sugestões para institucionalização da UAB

Publicado: Quarta, 23 Agosto 2017 17:19 , Última Atualização: Segunda, 28 Agosto 2017 10:58

Nesta terça-feira, 22, integrantes do Grupo de Trabalho de Institucionalização do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) apresentaram o documento final de referência para orientar as Instituições de Ensino Superior (IES) no processo de integração da UAB na estrutura. Em reunião na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o grupo entregou o documento ao presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves.

 MG 1110

No encontro, estiveram presentes representantes da Diretoria de Educação a Distância da CAPES; da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); e da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O diretor de Educação a Distância da CAPES, Carlos Lenuzza abriu a reunião destacando o empenho do grupo de trabalho. Para o presidente Baeta Neves, a UAB tem um modelo próprio, diverso de outras experiências de educação superior a distância no mundo. “Na UAB, as instituições já existentes passaram a ofertar educação a distância. Por meio do pagamento de bolsa, a UAB assumiu também um caráter de programa de indução”, disse o presidente da CAPES.

 MG 1094

Os integrantes do Grupo de Trabalho enfatizaram que o documento é um ponto de partida para futuras ações, sendo sugestivo e não impositivo. “Juntamos a expertise desse grupo, que representa as IES, no sentido de dar indicadores para os gestores sobre como devem tratar o assunto da institucionalização”, afirmou Klaus Schlünzen Junior, da Abruem. Para Maria José de Sena, da Andifes, o documento atende a uma necessidade das IES. “Dispomos agora de orientações úteis tanto para IES mais adiantadas quanto para aquelas ainda no início do processo de institucionalização”, acrescentou.

Grupo de trabalho
Instituído pela Portaria nº 189, de 3 de novembro de 2016, com redação atualizada pela Portaria nº 03, de 5 de janeiro de 2017, o Grupo de Trabalho tem o objetivo de analisar e apresentar propostas para o estabelecimento de orientações legais, organizacionais, pedagógicas e acadêmicas que permitam a institucionalização da educação a distância, em especial do Sistema UAB, nas Instituições de Ensino Superior (IES).

O documento de referência será entregue às entidades integrantes do Grupo de Trabalho.

(Lucas Lopes - Brasília - CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES'

Compartilhe o que você leu