Notícias CAPES assina memorando de entendimento para formação de gestores para a educação integral
Parceria

CAPES assina memorando de entendimento para formação de gestores para a educação integral

Publicado: Terça, 06 Junho 2017 09:28 , Última Atualização: Terça, 06 Junho 2017 09:28

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina (SE/SC) e o Instituto Ayrton Senna assinaram, no dia 31 de maio, memorando de entendimento para formação de gestores para a educação integral.

Entre os objetivos da parceria estão a formação de 20 profissionais da equipe central da Secretaria de Educação para realização da gestão da Implementação do Programa de Educação Integral em tempo integral pela referida Secretaria; de equipes de 9 Gerências Regionais responsáveis pelo acompanhamento das escolas de Educação Integral em Santa Catarina; de equipe de 12 formadores da Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina nas quatro áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), Núcleo Articulador (Componente Inovador) e Gestão; de até 250 professores responsáveis pelo desenvolvimento da proposta de Educação integral nas 15 escolas da rede catarinense e de 30 Gestores escolares das 15 escolas para gestão das escolas de Educação Integral em Tempo Integral.

Também estão contemplados na proposta o apoio à estruturação, pela Secretaria, do processo de expansão de escolas, considerando o conhecimento construído pela rede para a formação de gestores e professores nas modalidades, presencial, em serviço e a distância; a oferta de 12 módulos de EaD para a formação de gestores escolares, regionais e para professores; e a realização de até 130 reuniões de coachings individuais com gestores responsáveis pela implantação do programa e em dupla com os formadores, responsáveis por assumir o processo de formação de professores e gestores nas novas escolas.

Inicialmente o programa atenderá 15 escolas das 731 que compõem a rede estadual de ensino da região. Ao todo, serão atendidas nove das 36 gerências regionais de educação, que respondem, juntas, por 522 escolas, localizadas em 14 municípios.

Todas as atividades visam apoiar a implementação do Programa de Educação Integral gradualmente nas escolas parceiras ao longo de três anos. A intenção é que, apenas no 1º ano, sejam impactados um total de 1485 alunos, em 40 turmas, e, aproximadamente, 210 professores de todas as áreas de conhecimento, além de coordenadores pedagógicos e diretores, os quais totalizam 30 profissionais. Nas gerências regionais, a gestão do programa compete a um total de nove profissionais, que serão formados com os 20 gestores e 12 formadores destacados na Secretaria para gerir e dar continuidade ao referido programa.

(CCS/CAPES)

Compartilhe o que você leu