Notícias DAAD lança publicação especial sobre os quatro anos do CsF na Alemanha
Ciência sem Fronteiras

DAAD lança publicação especial sobre os quatro anos do CsF na Alemanha

Publicado: Quinta, 31 Dezembro 2015 11:17 , Última Atualização: Terça, 05 Janeiro 2016 14:42

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), parceiro do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e responsável pelo intercâmbio de estudantes e cientistas para a Alemanha, acaba de lançar o relatório especial “4 anos de Ciência sem Fronteiras Alemanha – O balanço de uma história de sucesso”.

Por meio de relatos de bolsistas, tutores e outros participantes do programa, é possível obter uma visão sobre as diferentes áreas que são fundamentais para a composição de uma estadia de estudo e pesquisa ideal na Alemanha, como a assistência acadêmica e social nas instituições de ensino superior, os cursos de alemão organizados pelo DAAD e a organização de eventos e estágios em empresas alemãs.

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Nobre, destaca a história da parceria entre os dois países. “Por muitas décadas, a Alemanha tem sido um parceiro importante do Brasil na cooperação internacional educacional. Desde 1984, a Capes vem trabalhando efetivamente com agências alemãs de fomento na formação conjunta de educadores e pesquisadores brasileiros. É natural, portanto, que a Alemanha tenha sido um dos cinco primeiros países a aderirem ao Ciência sem Fronteiras. Além disso, a qualidade do ensino e da pesquisa tornam a Alemanha um dos principais polos do conhecimento e da inovação mundiais”, afirma.

Entre os anos de 2011 e 2015, a Alemanha recebeu de 6.865 bolsistas do CsF. “A cooperação educacional, científica e tecnológica entre o Brasil e a Alemanha é um modelo de como podemos desenvolver conhecimento científico e tecnológico de forma simétrica, equilibrada e mutuamente benéfica, cooperação esta que desejamos que se mantenha cada vez mais sólida”, conclui Nobre.

A publicação do DAAD “4 anos de Ciência sem Fronteiras Alemanha – o balanço de uma história de sucesso” já pode ser acessada online aqui (alemão) ou aqui (português).

CsF
Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq. Ao todo, 101.446 bolsas foram concedidas em quatro anos, conforme meta inicial do programa.

Consulte nesta página matérias sobre a atuação dos bolsistas do CsF.

(Com informações do DAAD)

Compartilhe o que você leu