Notícias Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional lança chamada para adesão de instituições
ProfBio

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional lança chamada para adesão de instituições

Publicado: Segunda, 30 Novembro 2015 10:26 , Última Atualização: Segunda, 14 Março 2016 15:38

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulga chamada pública para adesão de instituições ao programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio). As Pró-reitorias de Pós-graduação das instituições interessadas na adesão à rede deverão encaminhar as propostas até o dia 15 de fevereiro de 2016.

O programa congregará diferentes instituições de ensino superior (IES) brasileiras, sob a coordenação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. O mestrado profissional será oferecido por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que conta hoje com mais de 100 universidades públicas e 230 mil estudantes ativos, distribuídos em 670 polos pelo Brasil.

A meta é promover a formação continuada, em nível de pós-graduação stricto sensu, de professores de Biologia em atividade nas redes públicas de ensino. Com foco nas salas de aula da educação básica onde o mestrando-professor atua, o objetivo é proporcionar a oportunidade de revisão e aprofundamento de conceitos da área, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do ensino médio e às necessidades especificas de qualificação profissional de professores em exercício na educação básica.

Os moldes são os mesmos dos programas já existentes: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória), lançados em 2014; e o Mestrado Profissional em Rede Nacional para Gestão e Regulação de Recursos Hídrico (ProfÁgua), lançado no dia 25 de novembro deste ano.

No ICB já são oferecidos 12 programas de pós-graduação e dois cursos de mestrado profissional, abrangendo diversas áreas das ciências biológicas, biomédicas, biotecnológicas e ambiental.
Informações sobre a proposta do programa, matriz curricular e documentos necessários podem ser encontradas na página do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse a chamada pública.

Compartilhe o que você leu