Notícias UFPel promove curso de filosofia pelo sistema Universidade Aberta do Brasil
Educação a distância

UFPel promove curso de filosofia pelo sistema Universidade Aberta do Brasil

Publicado: Segunda, 03 Agosto 2015 14:19 , Última Atualização: Segunda, 03 Agosto 2015 14:19

O Curso de Licenciatura em Filosofia na Modalidade a Distância (CLFD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) o curso online "O Ensino de Filosofia e sua Transposição Didática" na modalidade a distância e com início previsto para esta segunda-feira, 3. Além de docentes da UFPel, o curso será ministrado por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da UDELAR (Uruguai).

Como explica o coordenador do curso, Juliano do Carmo, a iniciativa foi desenvolvida para atender a demanda pela formação continuada de professores que atuam nas redes pública e privada de ensino, mas também para auxiliar na formação de novos professores de Filosofia. "A transposição didática é um dos maiores desafios para o educador, pois se trata do estabelecimento de uma relação de mediação entre o conhecimento a ser ensinado e o sujeito que irá aprender. Neste sentido, os tópicos elencados para o curso visam auxiliar os professores em suas práticas, tanto no sentido de pensar em novas estratégias para viabilizar o ensino de temas filosóficos complexos – a Metafísica e a Lógica, por exemplo – como no sentido de incluir os novos e instigantes temas oriundos da filosofia contemporânea", explica.

O público-alvo do curso são os professores de Filosofia do Ensino Médio, mas também pretende-se contribuir para a formação de novos professores de Filosofia. "A proposta do curso é justamente permitir que o participante acompanhe as lições e realize as atividades propostas nos horários que melhor lhe couber. O curso ficará disponível no portal institucional do CLFD na plataforma Openlearning como um Recurso Educacional Aberto (REA), portanto os cursistas poderão acompanhar a postagem das lições semanalmente ou realizar o curso de modo intensivo quando todas as postagens forem concluídas. As lições serão compostas por vídeo-aulas, textos e exercícios", conta o professor.

Todos os materiais audiovisuais do curso serão produzidos no laboratório do CLFD, ligado ao programa Universidade Aberta do Brasil. "Uma das principais vantagens para a realização deste projeto é justamente a utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados pela UAB, que tem por objetivo a flexibilização espaço-temporal no processo formativo de professores em pleno exercício. Outra vantagem considerável é justamente a promoção da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Um dos grandes desafios do projeto, contudo, é romper com o preconceito em relação a novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino a distância", comenta Juliano.

Confira a programação e conheça mais sobre o curso "O Ensino de Filosofia e sua Transposição Didática" no site.

UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória).

(Pedro Arcanjo)

Compartilhe o que você leu