Notícias Professora da UnB assume presidência do Fórum Nacional dos Coordenadores da UAB
Educação a Distância

Professora da UnB assume presidência do Fórum Nacional dos Coordenadores da UAB

Publicado: Quinta, 16 Julho 2015 14:23 , Última Atualização: Segunda, 20 Julho 2015 11:27

A professora da Faculdade de Educação e diretora de Ensino de Graduação a Distância da Universidade de Brasília, Nara Maria Pimentel, assumiu na última sexta-feira, 10 a presidência do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisadora tem agora a responsabilidade de representar os educadores e gestores de um sistema que está ampliando e interiorizando a oferta de cursos especialização, licenciaturas, bacharelados e tecnólogos a distância.

1672015-nota-uab-site-nara2-2

Compõem a chapa nas cadeiras de vice-presidência as professoras Maria Aparecida Crissi Knuppel da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e Eronilma Barbosa da Silva do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

À frente de uma gestão de dois anos, Nara Pimentel diz que o trabalho será de ampliação do acesso à formação docente no âmbito das mais de 93 Instituições de Ensino Superior públicas para favorecer a integração das Tecnologias de Comunicação e Informação no ensino presencial e a distância. A professora elencou entre as prioridades, o fortalecimento dos profissionais da educação básica no ensino de qualidade e a inserção do sistema UAB na agenda política do governo, visando fortalecer o valor social e político das relações entre o MEC, as IES, os munícipios e os estados e Distrito Federal.

UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória).

Leia também:
Coordenadores participam do 8º Fórum Nacional na Capes

(com informações da Universidade de Brasília)

Compartilhe o que você leu