Notícias Novo programa promove mobilidade de coordenadores do Novos Talentos
STEM

Novo programa promove mobilidade de coordenadores do Novos Talentos

Publicado: Sexta, 06 Março 2015 17:17 , Última Atualização: Sexta, 24 Abril 2015 16:10

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lança nesta sexta-feira, 6, o edital Nº 06/2015, referente ao Programa de Cooperação Internacional STEM (sigla para Science, Technology, Engineering and Mathematics). Trata-se de uma nova ação da Capes, em parceria com Conselho Britânico/Fundo Newton para promover a mobilidade e o intercâmbio de docentes e pesquisadores responsáveis pelo ensino de ciências, tecnologias, engenharia e matemática de países emergentes ao Reino Unido. A submissão de propostas vai de 17 de março até o dia 16 de abril de 2015.

A ação visa à troca de conhecimentos entre docentes e pesquisadores para incentivar a inovação curricular e a criação de novas estratégias na formação de professores da educação básica nas áreas de ciências e matemática. O Programa é dividido em duas etapas: a participação em atividades de imersão no Reino Unido, e) a realização de atividades de disseminação do conhecimento, após o retorno ao Brasil, com a aplicação de um plano de formação de professores alinhado às temáticas do STEM.

Na primeira edição do Programa, em 2015, podem submeter proposta docentes de ensino superior que atuam como coordenadores no Programa Novos Talentos, nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática.

O programa prevê o financiamento dos seguintes benefícios: auxílio no valor de £250, financiamento no valor de até R$ 24 mil, a ser pago após o retorno ao Brasil, para ser aplicado nas atividades de disseminação do STEM. Passagem aérea internacional, hospedagem, seguro saúde e deslocamentos internos no Reino Unido.

Novos Talentos
O Programa Novos Talentos é voltado ao apoio a projetos extracurriculares para professores e alunos da educação básica, tais como cursos e oficinas, visando à disseminação do conhecimento científico, ao aprimoramento e à atualização do público alvo e à melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas do país. Coordenado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Capes, investe em novos talentos da rede pública para inclusão social e desenvolvimento da cultura científica.

Acesse o edital.

Compartilhe o que você leu