Notícias Capes recebe representantes dos ministérios da Educação do Brics
Diplomacia

Capes recebe representantes dos ministérios da Educação do Brics

Publicado: Quarta, 04 Março 2015 10:25 , Última Atualização: Quarta, 04 Março 2015 13:55

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e a diretora de Relações Internacionais, Denise Neddermeyer, se reuniram nesta terça-feira, 3, no edifício-sede da agência, com representantes dos ministérios da Educação do Brics, bloco de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

432015-encontro-brics-na-capes-5643

Durante o encontro, Jorge Guimarães apresentou a Capes e seu funcionamento, ressaltando os resultados do programa Ciência sem Fronteiras, que já concedeu 101 mil bolsas de estudos nas modalidades graduação sanduíche, doutorado sanduíche, Pós-doutorado, Doutorado Pleno, Mestrado Profissional e Pesquisador Visitante Especial. Também falou do Idioma sem Fronteiras (IsF), criado para oferecer oportunidades de aprendizado de idiomas estrangeiros em larga escala e de forma gratuita. Até o momento, já estão em operação o IsF-Inglês e o IsF-Francês.

432015-encontro-brics-na-capes-5581

Como forma de iniciar a aproximação entre os países, o presidente sugeriu encontros, para que os pesquisadores possam decidir as formas de cooperação. "O primeiro passo é promover encontros e seminários, nos quais os pesquisadores dos diversos países possam se conhecer, trocar ideias e, a partir daí, traçar planos para uma cooperação", explicou.

432015-encontro-brics-na-capes-5641

Denise Neddermeyer esclareceu aos representantes questões relativas a aspectos técnicos da celebração de acordos de cooperação internacional no âmbito da Capes, possíveis áreas de interesse e as formas de financiamento disponíveis na agência. "A Capes trabalha de forma institucionalizada em parceria com as instituições e vem alcançando excelentes resultados", disse.

Gisele Novais

Acesse também:
Encontro de países do Brics debate mobilidade em educação superior

Compartilhe o que você leu