Notícias Cátedras de cooperação internacional encerram inscrições nos próximos dias
Bolsas no exterior

Cátedras de cooperação internacional encerram inscrições nos próximos dias

Publicado: Quarta, 25 Fevereiro 2015 17:25 , Última Atualização: Quarta, 25 Fevereiro 2015 17:25

Nos próximos dias, encerram os prazos de inscrição de quatro cátedras promovidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o objetivo de enviar pesquisadores brasileiros de alto nível para atuar em renomadas instituições de ensino estrangeiras.

A Cátedra Instituto de Educação da Universidade de Londres - Anísio Teixeira tem inscrições até 27 de fevereiro. As cátedras Capes/Sorbonne, Capes/CES e Capes/ Universidade de Bolonha possuem inscrições até o dia 1º de março.

Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente via internet, preenchendo formulário de inscrição online, em português, disponível no link de inscrições na página de cada programa.

Londres
A Cátedra Instituto de Educação da Universidade de Londres - Anísio Teixeira seleciona pesquisador na área temática de educação para atuar no Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE). Entre os benefícios previstos ao pesquisador selecionado estão: estipêndio mensal e auxílio instalação no valor de £3500, cada um; auxílio deslocamento no valor de US$ 1.706, por até seis meses e US$ 3.412,00, por mais de 6 meses, pagos em duas parcelas; auxílio seguro saúde, no valor de £90 mensais, pago em parcela única e adicional de localidade, no valor de £400, pagos apenas nos meses de efetiva permanência na cidade de alto custo do Reino Unido.

Sorbonne
A Cátedra Capes/Sorbonne concederá duas bolsa a notáveis pesquisadores e professores sênior do Brasil, especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica, para lecionar e pesquisar na Sorbonne Universités. As atividades da cátedra ocorrerão durante o ano acadêmico de 2015/2016 com duração de um semestre e serão realizadas nos idiomas francês ou inglês.

Coimbra
A Cátedra Capes/CES é fruto da parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, de Portugal. O edital prevê a seleção de notável pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista na área de ciências sociais e humanas. Serão selecionados dois pesquisadores. As atividades da cátedra ocorrerão durante o ano acadêmico de 2015/2016.

Bolonha
O Programa Cátedra Capes/ Universidade de Bolonha, concederá bolsa a notável professor e pesquisador sênior do Brasil, especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica, para lecionar e pesquisar na Universidade de Bolonha, Itália. Entre os benefícios estão previstos mensalidade, auxílio instalação, auxílio seguro saúde, auxílio deslocamento e acomodação, esta última fornecida pela Universidade de Bolonha. Durante o período da bolsa, o candidato terá acesso às instalações e serviços da universidade normalmente concedidos a pesquisadores visitantes, como espaço para escritório e conexão para internet; acesso a laboratórios e seus equipamentos; acesso a bibliotecas de modo a garantir o sucesso das atividades letivas e de pesquisa executadas pelo bolsista.

Compartilhe o que você leu