Notícias Estudantes do Ciência sem Fronteiras participam de feira na Irlanda
Divulgação Científica

Estudantes do Ciência sem Fronteiras participam de feira na Irlanda

Publicado: Terça, 10 Fevereiro 2015 18:35 , Última Atualização: Segunda, 06 Junho 2016 12:06

1022015-csf-irlanda-IMG-2890x

Um grupo de cinco estudantes brasileiros, participantes na modalidade de graduação-sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras na Irlanda, participou, em janeiro, da feira BT Young Scientist & Exhibition, encontro científico que reuniu cerca de 55 mil pessoas na capital Dublin. Os bolsistas, que fazem parte da graduação no Instituto de Tecnologia de Waterford (WIT), atuaram como expositores no estande da instituição de uma série de experimentos.

O evento tem como objetivo difundir as ciências básicas, como química, física, matemática, computação e tecnologia, e ciências humanas. A feira também é uma oportunidade para a apresentação de projetos e novas ideias geradas pela população irlandesa do ensino fundamental e médio, com premiação em dinheiro para os melhores colocados.

Depoimento
O estudante de enfermagem do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), da cidade de Colatina, Raul Monteiro Gomes De Oliveira, relata a satisfação em participar do evento. "Foi gratificante a experiência, pois vimos que o nosso inglês evoluiu de forma que pudemos nos comunicar claramente com o público irlandês, que nos questionava a todo o momento sobre o funcionamento das experiências", conta.

Para o bolsista, a relação com o público jovem que frequentava a feira foi um dos destaques. "Dá muita satisfação saber que estamos mudando o caminho daquelas crianças para o âmbito da curiosidade no meio cientifico, ampliando a capacidade de pensar e imaginar."

1022015-csf-irlanda-IMG-2883

Capacidades que também têm sido ampliadas pela experiência dos brasileiros no Ciência sem Fronteiras. "O programa tem sido uma oportunidade de crescimento social e intelectual. Com a diversidade cultural que convivemos diariamente, ampliamos nossa visão e o entendimento de uma sociedade melhor e mais civilizada", concluiu o estudante capixaba.

Além de Raul, participaram Ana Karina Clezar Fantini, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), André Luis Dos Santos Abrantes, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Elidiane de Azevedo Silva, do Instituo Federal da Paraíba (IFPB), e Luis Ricardo Mucciaroni, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

1022015-csf-irlanda-IMG-2889x

CsF
Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq.

Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. Dados do programa podem ser consultados no Painel de Controle do CsF.

Compartilhe o que você leu