Notícias Capes assina acordo com universidade norte-americana para mobilidade de estudantes de medicina

Capes assina acordo com universidade norte-americana para mobilidade de estudantes de medicina

Escrito por Coordenação de Comunicação Social da Capes | Publicado: Quinta, 31 Outubro 2013 18:20 , Última Atualização: Quarta, 21 Mai 2014 20:32

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal De Nível Superior (Capes) assinou em outubro um memorando de entendimento com a Universidade de Case Western Reserve (CWRU), nos Estados Unidos, para a criação do novo Programa de Mobilidade de Estudantes de Medicina – CWRU-Capes. O objetivo é combinar a formação em medicina, incluindo um programa de ciência básica ou de saúde pública, com a formação clínica médica para estudantes de medicina brasileiros.

cooperacao-31102013
A colaboração será realizada por meio do desenvolvimento de projetos e atividades, com ênfase na necessidade por médicos e cientistas-médicos formados em medicina, incluindo a pesquisa básica e saúde pública no Brasil, enquanto também aumenta a probabilidade de esses estudantes aplicarem suas habilidades para o benefício da nação e instituições de origem.

A cooperação se dará por meio do intercâmbio de estudantes e pesquisadores, financiamento de mestrado profissional para estudantes brasileiros, especialmente em cursos oferecidos pela CWRU de Química para Empreendedores, Biotecnologia Empresarial, Física para Empreendedores e Engenharia, desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa, compartilhamento de dados clínicos para fins de pesquisa, organização de seminários científicos, intercâmbio de informações de políticas e estratégias conjuntas em saúde e biomedicina e acesso às instalações e recursos.

cooperacao-2-31102013
Além disso, o documento demonstra o interesse da Capes e da CWRU em desenvolver e fortalecer a colaboração em educação e pesquisa nas áreas de engenharia, medicina odontológica, enfermagem, artes, ciências e outras áreas a serem discutidas e, se acordado, formalizada em Planos de Trabalho específicos.

Belarus
Também na última semana de outubro, a Capes recebeu o embaixador da República de Belarus, Leonid Krupets. O debate foi focado na mobilidade de estudantes de doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado para universidades do país no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras. Foi discutida também a vinda de pesquisadores de Belarus para o Brasil por meio das Bolsas Pesquisador Visitante Especial e Jovem Talento dentro do CsF. Mais informações sobre essa parceria devem ser divulgadas em breve.

Compartilhe o que você leu