Notícias Capes recebe comissão de universidades da Bélgica

Capes recebe comissão de universidades da Bélgica

Escrito por Coordenação de Comunicação Social | Publicado: Quarta, 30 Outubro 2013 12:08 , Última Atualização: Quarta, 21 Mai 2014 20:32

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebeu nesta terça-feira, 29, uma comissão com representantes de universidades de Flandres, região flamenga da Bélgica. Trazidos pelo embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, representantes de instituições como a Universidade de Leuven e a Universidade de Gante, participaram de reunião para conhecer o sistema educacional brasileiro e propor iniciativas de cooperação internacional.

29out13-Comissao-BelgaFlamenca-EM 2824
O embaixador belga revelou o interesse em intensificar os acordos com o Brasil. "Queremos aumentar a cooperação com o Brasil. Sempre estivemos abertos a outros países e a Bélgica tem excelente tradição em educação e pesquisa. Apesar de sermos um país pequeno, temos algumas das mais antigas universidades do mundo e estamos no coração da Europa, o que certamente permite uma excelente experiência de aprendizado aos estudantes que recebemos", explicou.

29out13-Comissao-BelgaFlamenca-EM 2997
A diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, foi responsável por apresentar as principais ações da Capes nos últimos anos e destacou a importância de parcerias internacionais bem consolidadas. "O sucesso de programas como o Ciência sem Fronteiras depende de cooperação internacional bem estabelecida, como é o caso com a Bélgica", afirmou.

Hoje, além dos acordos do programa Ciência sem Fronteiras, a Capes promove em parceria com a Bélgica o Programa Capes/WBI, com o Wallonie Bruxelles International, organismo responsável pelas relações internacionais da região belga de mesmo nome.

(Pedro Matos)

Compartilhe o que você leu