Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Capes recebe consultores das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias para segunda semana de avaliação de cursos
Início do conteúdo da página

Capes recebe consultores das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias para segunda semana de avaliação de cursos

Escrito por Coordenação de Comunicação Social da Capes | Publicado: Segunda, 07 Outubro 2013 18:04 | Última atualização: Quarta, 21 Maio 2014 21:32

A solenidade de abertura da segunda semana da Avaliação Trienal 2013 reuniu nesta segunda-feira, 7, cerca de 300 consultores no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O grupo analisará, nesta semana, os cursos das grandes áreas Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar.

7out13-AbertAvalTrienal-GF 0220
Nesta semana, os consultores analisarão os cursos das grandes áreas de Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)

Em sua fala de abertura o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, ressaltou a importância dos consultores no processo. "Nossa avaliação leva em conta o desempenho total de um curso, passando por seus professores, alunos, orientadores e visitantes. Sem a participação de vocês, os pares, não seria possível ter uma avaliação correta".

Guimarães apontou ainda como principais desafios à pós-graduação hoje, a associação com a educação básica; o aumento da demanda pela pós-graduação realizada em indústrias e empresa, que tenham foco na prática; e a agilidade na análise de propostas de novos cursos.

Para o diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, o crescimento contínuo da pós-graduação nos últimos 30 anos mostra a importância da área para o país. "Passamos por trocas de regimes, mudanças políticas e administrativas e o crescimento continuou. Hoje, podemos dizer que a pós-graduação é uma política de Estado e não de um governo. Essa política é feita por todos nós."

7out13-AbertAvalTrienal-GF 0260
Para o diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, a pós-graduação Brasileira é uma política de Estado (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)

Amaral ressaltou ainda a importância da dedicação dos consultores nesta semana. "Nosso sistema de avaliação está 25% maior que na Avaliação Trienal 2010, logo teremos mais trabalho a fazer", disse.
Também participaram da mesa de abertura o diretor de Gestão da Capes, Fábio Vaz, e o diretor de Tecnologia da Informação, Sergio Cortes.

Avaliação Trienal 2013
Na primeira semana de Avaliação Trienal, que teve início no dia 30 de setembro, foram avaliados 1.316 cursos das grandes áreas de Ciências da Saúde; e Ciências Exatas e da Terra, sendo 714 de mestrado acadêmico; 512 de doutorado; e 90 mestrados profissionais. Ao todo, 288 consultores participaram dos trabalhos.

Ao longo de quase 40 anos, a avaliação da Capes se consolidou como instrumento de grande importância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação e para o fomento, tanto por parte das agências brasileiras, como dos organismos internacionais.

As atividades contarão, ao todo, com 1.200 consultores vindos de todas as regiões do país. Eles estarão distribuídos nas comissões das 48 áreas de avaliação durante quatro semanas de intenso trabalho. No total, serão avaliados 5.700 cursos de mestrado e doutorado. Todo o processo levará em consideração as atividades dos anos de 2010, 2011 e 2012 e serão consideradas todas as informações prestadas pelos cursos neste período.

Acesse os boletins da Trienal, edições 1 e 2.

Gisele Novais

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página