Notícias Capes homenageia educadores e pesquisadores

Capes homenageia educadores e pesquisadores

Publicado: Terça, 07 Novembro 2006 22:00 , Última Atualização: Terça, 31 Mai 2016 14:29

Capes homenageia educadores e pesquisadores

{mosimage}

Brasília, 08/11/2006 - O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente da Capes, Jorge Guimarães, entregaram em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, 8, o Prêmio Anísio Teixeira e o Grande Prêmio Capes de Tese. Ambos os prêmios, promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), têm o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho de pesquisadores de excelência no Brasil.

Ao todo, nove personalidades foram homenageadas, sendo seis pelo Prêmio Anísio Teixeira, que avalia o conjunto da obra dos educadores, e três pelo Grande Prêmio Capes de Tese, que elegeu as três melhores teses de doutorado escritas em 2005. A cerimônia faz parte das comemorações pelos 55 anos da Capes. O presidente da Capes, Jorge Guimarães, destacou os avanços da agência ao longo das quase seis décadas. "Em suas sucessivas administrações a Capes sempre soube inovar no fomento e no apoio aos programas de pós-graduação".

A professora Ana Lúcia Almeida Gazzola falou em nome dos homenageados. Ela destacou a participação da agência no desenvolvimento das instituições universitárias de todo o País. "A solidez da universidade brasileira, nossa crescente participação na produção científica mundial e a liderança exercida pelo Brasil na América Latina devem ser creditadas também à Capes", ressaltou. Ana Lúcia foi a primeira uma mulher a receber o Prêmio Anísio Teixeira.

Já para a doutora Maraliz de Castro Vieira, autora da tese que recebeu o Grande Prêmio Capes de Tese, o auxilio proporcionado pela instituição é de fundamental importância para a formação de pessoal especializado."Fui bolsista da Capes durante os quatro anos de doutorado e sei o quanto é importante a ação dessa agência", conta.

Na solenidade foi lançado o selo e o carimbo comemorativo aos 55 anos da Capes pelo presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio e o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Esta é a primeira edição do Grande Prêmio Capes de Teses, que elegerá anualmente as três melhores teses de doutorado por grande área de conhecimento. O Prêmio Anísio Teixeira foi instituído em 1981 e é entregue de cinco em cinco anos para personalidades que tenham se destacado na contribuição para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa no País.(Ana Guimarães Rosa)

Compartilhe o que você leu