Notícias Seminário comemora 69 anos da CAPES neste sábado
Pós-graduação

Seminário comemora 69 anos da CAPES neste sábado

Publicado: Sexta, 10 Julho 2020 16:06 , Última Atualização: Sexta, 10 Julho 2020 16:06

Evento on-line terá a participação de Benedito Aguiar, presidente da Coordenação.

10072020 foto dentro materia chamada evento

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participa neste sábado, 11, do seminário comemorativo “69º aniversário da CAPES e a vitoriosa história da pós-graduação”. O evento on-line, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), terá a participação de Benedito Aguiar, presidente da Coordenação, e será transmitido pelo YouTube @canalsbpc a partir das 11h.

O webinário será composto por duas mesas. “A história da CAPES através da fala dos seus últimos presidentes” terá a participação de Anderson Ribeiro Correia,  reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Abílio Afonso Baeta Neves, membro da Cátedra Pascoal Senise (USP), Carlos Afonso Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Jorge Almeida Guimarães, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Os quatro estiveram no comando da Coordenação nos últimos quinze anos.

Benedito Aguiar participará da discussão “Qual o papel da CAPES na construção da ciência e da pesquisa no Brasil?”. A mesa será composta ainda por Ildeu de Castro, presidente da SBPC, Luiz Davidovich, presidente da ABC, Flávia Calé, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) e Denise Freitas, representante dos coordenadores de área da CAPES.

69 anos
Criada em 11 de julho de 1951, a CAPES completa neste sábado seu 69º ano. A agência foi fundada a partir de uma campanha nacional pelo aperfeiçoamento do pessoal de nível superior.

Desde então, a Coordenação desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

A partir de 2007 a CAPES passou também a atuar na formação de professores da educação básica, ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado, no Brasil e no exterior.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu