Notícias Comissão apresenta relatório sobre o Plano Nacional de Pós-Graduação
Videoconferência

Comissão apresenta relatório sobre o Plano Nacional de Pós-Graduação

Publicado: Terça, 07 Julho 2020 18:59 , Última Atualização: Terça, 07 Julho 2020 18:59

Coordenadores das áreas de avaliação participaram da conferência de apresentação do trabalho feito entre 2011-2020 pela Comissão. Benedito Aguiar abriu o evento on-line.

07072020 FOTO DENTRO MATERIA PNPG CAPES 02

A Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 apresentou nesta terça-feira, 07, a prévia do trabalho realizado durante o decênio para os coordenadores das áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A reunião on-line teve a participação de Benedito Aguiar, presidente da Coordenação.

Abrindo a conferência, Aguiar ressaltou a qualidade dos integrantes que compuseram a Comissão, que atua de forma consultiva. “Sempre pessoas muito comprometidas, dedicadas e com uma trajetória exitosa na pós-graduação brasileira”, afirmou. O presidente também destacou o diálogo entre a CAPES e a comunidade científica como ponto fundamental para o desenvolvimento da pós-graduação: “Queremos reafirmar nosso interesse e disposição para o diálogo. Entendemos a necessidade de encontrar os melhores caminhos”.

O relatório parcial de acompanhamento do PNPG foi apresentado por Jorge Audy, presidente da Comissão desde a implementação em 2011. Ele relatou os principais pontos e discussões levantadas pelos integrantes ao longo da década e lembrou que em determinados momentos, a pedido da CAPES, a Comissão contribuiu com sugestões para melhoria do sistema de pós-graduação.

07072020 FOTO DENTRO MATERIA PNPG CAPES

“São subsídios muito valiosos fornecidos pela Comissão, dentre eles, temos a avaliação multidimensional”, disse Benedito Aguiar. Entre os anos de 2017 e 2018 a comissão realizou estudos que contribuíram para o aperfeiçoamento do processo de avaliação da pós-graduação, uma das principais tarefas da CAPES.

Em maio, o relatório foi apresentado ao Conselho Superior da Coordenação. Em outubro, a Comissão deve entregar à CAPES o relatório final do PNPG 2011-2020. O documento terá uma análise da implementação do Plano, metas e recomendações para os próximos 10 anos. O PNPG para os anos de 2021 a 2030 será produzido durante o segundo semestre deste ano.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu