Notícias CAPES discute ações para escolas cívico-militares
Educação Básica

CAPES discute ações para escolas cívico-militares

Publicado: Terça, 09 Junho 2020 09:30 , Última Atualização: Terça, 09 Junho 2020 09:40

Por videoconferência, Benedito Aguiar reafirmou o apoio da CAPES ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

08062020 foto dentro materias reuniao escolas

Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), participou de reunião virtual que debateu o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), nesta segunda-feira, 08. O encontro reuniu Ilona Maria Becskehazy, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Aroldo Cursino, coronel do Exército e diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim), Cleber Borges dos Santos, coordenador na Subsecretaria de Políticas às Escolas Cívico-Militares, e Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES (DEB).

Benedito Aguiar reforçou o apoio da CAPES ao desenvolvimento do Programa e destacou a relevância do trabalho conjunto com a SEB-MEC “quanto a diretrizes conceituais que devem permear todos os cursos, considerando as políticas institucionais do MEC, os princípios e valores”. Aroldo Cursino, por sua vez, ressaltou a importância da união da Coordenação com a SEB-MEC e a Decim, já que “é vital capacitar os profissionais da educação e os militares que irão trabalhar nas escolas que serão implantadas no Programa”.

A CAPES atuará na formação de professores das escolas que adotaram o modelo de gestão compartilhada com os militares. Além disso, programas da Coordenação preveem em seus editais que esses estabelecimentos tenham preferência na ocupação das vagas disponíveis. Carlos Lenuzza explicou que “o projeto da Decim terá todo o apoio da CAPES na capacitação do corpo docente”. Paralelamente, as equipes técnicas da DEB e da Decim trabalham em conjunto para desenvolver novas ações.

No encerramento do encontro virtual, Cursino afirmou que a parceria é “fundamental para que a capacitação ocorra da melhor forma possível, dada a experiência e a qualidade dos trabalhos da CAPES, que é referência na preparação de profissionais da área de Educação”.

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares
O Pecim é uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação dos professores da escola e apoio dos militares. Até 2023 está previsto o atendimento a 216 escolas em todo o País, 54 por ano.

Brasília – Redação CCS/CAPES
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu