Notícias Portal de Periódicos reúne o melhor da produção científica mundial
20 anos

Portal de Periódicos reúne o melhor da produção científica mundial

Publicado: Quinta, 14 Mai 2020 16:37 , Última Atualização: Quinta, 14 Mai 2020 18:01

Este texto abre uma série de 10 matérias comemorativas dos seus 20 anos e conta a história da primeira década da biblioteca virtual que oferece o melhor da informação científica internacional às instituições de ensino e pesquisa no Brasil.
14052020 imagem

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, surgiu junto com as primeiras bibliotecas virtuais, acompanhando o processo de digitalização das editoras internacionais. Negociando diretamente com esses grupos, a CAPES passou a centralizar e adquirir conteúdo digital, oferecendo-o às instituições de ensino superior (IES) e pesquisa no Brasil.

Em julho de 2001, o Portal passou a ser gerido por uma regulamentação específica e as instituições assinaram um termo de compromisso, responsabilizando-se por cumprir o Regulamento do Programa e as Normas para uso das publicações eletrônicas disponíveis ali. Nesse mesmo ano os treinamentos começaram a ser oferecidos a bibliotecários e profissionais responsáveis por multiplicar a informação nas universidades.

Para aperfeiçoar o sistema, em 2002, foi criado o Banco de Teses da CAPES, uma base de dados que tornava possível a recuperação dos resumos das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) do Brasil desde 1987. No ano seguinte, o Portal de Periódicos estabeleceu parcerias com instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Consórcio de Periódicos Eletrônicos (Copere).

Com 8.500 periódicos em texto completo e 90 bases referenciais, em 2004 o Portal já contava com 133 instituições participantes e passou a ter um espaço para notícias de interesse da comunidade acadêmica. O ano de 2005 foi marcado pelo início do recebimento de periódicos nacionais, classificados nos níveis A e B pelo Qualis da CAPES, dando maior visibilidade à produção científica nacional, e, em 2006, passou a integrar o programa Library Links, ferramenta do Google Acadêmico na qual é possível identificar nos resultados de pesquisa os documentos disponíveis no Portal. Nesse mesmo ano, os treinamentos passaram a ser oferecidos também para alunos, professores e pesquisadores.

Com um significativo aumento dos produtos oferecidos e uma demanda crescente de utilizadores, tornou-se necessário atualizar o Portal. Assim, em 2007, uma versão mais completa desta importante biblioteca virtual foi desenvolvida a partir de uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Entre as melhorias apresentadas, estava a ferramenta de metabusca, que permite aos usuários consultar diferentes bases de dados a partir de uma única pesquisa por autor, assunto ou palavra-chave.

Em 2008, o Brasil atingiu a 13ª posição no ranking mundial de produtividade científica, resultado do trabalho conjunto entre governo, universidades e centros de pesquisa atuantes na pós-graduação. A partir do incentivo à pesquisa, à formação de recursos humanos e ao conhecimento, oferecido mundialmente pelo Portal de Periódicos, a CAPES teve uma importante participação nessa conquista. Naquele ano o Portal registrou mais de 60 milhões de acessos, entre textos completos baixados e consultas às bases de dados.

O número de instituições participantes do Portal chegou a 308 em 2009, por ocasião do lançamento oficial do leiaute e do conteúdo da versão atual. No mesmo ano, as instituições passaram a ter acesso à base Journal Citation Reports (JCR), ferramenta que calcula o número de citações atribuídas pela comunidade acadêmica a artigos dos periódicos e atribui o fator de impacto de uma revista científica.

Fechando sua primeira década, foi lançada uma edição especial da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) com o título “Dez anos do Portal de Periódicos da CAPES: histórico, evolução e utilização”. Nesse mesmo ano, marcando ainda mais sua importância na história do conhecimento, o Portal se tornou provedor de serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), formada por instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

O acervo do Portal de Periódicos chegou a 26.372 títulos com textos completos e 130 bases referenciais e de resumos, em 2010. Além disso, a quantidade de instituições participantes subiu para 311, consolidando uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, oferecendo conteúdos fundamentais para a pós-graduação e a pesquisa brasileiras.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu