Notícias Pesquisadores recebem com satisfação prorrogação das bolsas
Coronavirus

Pesquisadores recebem com satisfação prorrogação das bolsas

Publicado: Quarta, 13 Mai 2020 18:21 , Última Atualização: Quinta, 14 Mai 2020 14:33

Portaria nº 55 permite a extensão das bolsas de mestrado e doutorado por até três meses. Pedido deve ser feito pelas instituições de ensino superior.

13052020 imagens

A prorrogação de até três meses das bolsas de mestrado e doutorado já é realidade para muitos bolsistas no País. A medida é uma das ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para amparar os pesquisadores durante a pandemia do novo vírus corona. Os programas de pós-graduação (PPGs) são os responsáveis por fazer o pedido pelo Sistema de Concessão de Bolsas e Auxílios (SCBA).

No programa de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, os mestrandos e doutorandos da CAPES já contam com a prorrogação. Ana Laura Scudeler é uma das beneficiadas. Ela conta que quando começou o isolamento social ficou ansiosa: “Dependemos muito da estrutura da universidade, do acesso ao laboratório para desenvolver nossos experimentos”.

Para ela, o desenvolvimento em casa não segue a mesma velocidade que em laboratório. “Isso desacelera muito o ritmo”. Com a prorrogação, a ansiedade deu lugar ao alívio. “É uma tentativa de ajudar a retomar o nosso trabalho, algumas atividades, sem que seja muito prejudicado”, afirma. Ana ressalta que o acréscimo no prazo é fundamental para o cumprimento do cronograma dos pós-graduandos.

A notícia da prorrogação das bolsas foi recebida com um misto de alívio e satisfação. Samantha Koehler, coordenadora do PPG de Biologia Vegetal, explica que o isolamento social afeta a todos alunos e de formas diferentes. “Muitos não podem coletar dados e disciplinas foram interrompidas porque demandam atividade de campo ou em laboratório. O desenvolvimento das dissertações e teses está completamente paralisado para a maioria dos alunos”. Os 20 bolsistas terão o prazo estendido por três meses, seguindo a recomendação da CAPES.

“Todos os alunos têm desejo de concluir os seus projetos o quanto antes e vamos dar o apoio para que consigam fazer isso. Ter a possibilidade de prorrogação é um alento enorme e acho que foi uma decisão sábia da CAPES”, complementa Samantha.

Durante a extensão da bolsa, o programa de pós-graduação não poderá substituir o bolsista. A prorrogação das bolsas de mestrado e doutorado no país foi publicada na Portaria nº 55 da CAPES. O documento traz também a exclusão da variável de tempo de titulação da avaliação dos programas no quadriênio 2017-2020.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu